Irlaine Nóbrega
A vacinação contra a dengue iniciou ontem (19) nos postos de saúde de Belém. Foram disponibilizadas 30 salas de vacinação distribuídas ao público do município e suas ilhas. Nessa primeira fase da vacinação contra a doença serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A vacina deve ser administrada em duas doses com intervalo de 90 dias entre elas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é imunizar 84,5 mil pessoas nessa faixa etária.
“A dengue está com incidência bastante alarmante no Brasil. É uma doença que podemos considerar como grave, já que não existe um tratamento específico, mas o tratamento das complicações da doença. A doença é transmitida pelo mosquito mosquito Aedes aegypti e a vacinação evita o adoecimento pela forma mais grave da doença, que pode levar a óbito”, alerta a coordenadora de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde.
A vacina Qdenga® foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023 e incorporada ao SUS em 2024. Se trata de uma vacina quadrivalente, ou seja, que protege contra os quatro sorotipos mais comuns da doença. A vacina é composta pelo vírus da dengue atenuado, aplicada de forma subcutânea e pode ser administrada em pessoas de 4 a 60 anos, protegendo o quadro grave da doença.
Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 6 milhões de prováveis casos de dengue foram contabilizados até a última terça-feira (18), sendo mais de 3,9 mil mortes confirmadas pela doença somente no primeiro semestre de 2024. Em Belém, foram registrados 2.043 casos confirmados de dengue e quatro mortes. Os bairros com maior incidência da doença são o Guamá (217), Pedreira (155) e Jurunas (126).
Por isso, a pasta nacional da Saúde enviou 21.127 doses do novo imunizante para a primeira etapa de vacinação na capital paraense. Segundo a Sesma, a meta é vacinar pelo menos 95% do público na faixa etária entre 10 a 14 anos, o que corresponde a 84 mil crianças e adolescentes residentes do município.
“Essa primeira faixa etária foi eleita pelo Ministério da Saúde como grupo mais vulnerável que precisa de uma proteção melhor porque são crianças e adolescentes em fase escolar. À medida que esse grupo for protegido, o Ministério da Saúde pode fazer a avaliação e expandir para outros grupos e demais faixas etárias, tendo em vista que a vacina foi licenciada para vacinar pessoas de 4 a 59 anos”, reforça a doutora Nazaré Athayde, da Sesma.
A vacina está disponível em 30 postos de saúde da capital, incluindo as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h. Para se vacinar, é preciso apresentar carteira de vacinação, documento oficial com foto e cartão do SUS (se tiver).
+INFO:
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus DENV. Através da picada do mosquito fêmea, o vetor transmite o vírus DENV, responsável por causar os primeiros sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga excessiva. Essa fase da doença é classificada como dengue clássica e pode ser controlada com hidratação constante e medicações.
Em casos mais raros, após o quinto dia de sintomas, podem surgir dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramento das mucosas. Esse é um sinal de que a doença evoluiu para um quadro clínico mais grave, conhecido popularmente como dengue hemorrágica, e pode levar a óbito.
A vacina é a única forma de evitar casos graves da doença. Combater os focos de reprodução do Aedes Aegypti é uma das formas de se prevenir contra a infecção. Por isso, elimine a água armazenada para que não se tornem possíveis criadouros, como vasos de planta, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso, copos e tampas plásticos.
+SERVIÇO:
Distrito Administrativo do Bengui (Daben)
01 – UBS Bengui II- Pass. Maciel, S/N – ao lado da Escola Marilda Nunes.
02 – UBS Cabanagem- Rua São Paulo, S/N– entre Rua São Pedro e Rua Olímpia.
03 – UBS Pratinha- Rod. Arthur Bernardes, Base Naval.
04 – UBS Satélite – Conj. Satélite, WE 08.
05 – UBS Sideral- Rua Sideral – esquina com Av. Brasil.
06 – UBS Tapanã – Rua São Clemente, S/N, Tapanã.
Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent)
07- UBS Águas Lindas- Conj. Verdejantes I, 2ª Rua, S/N.
08- UBS Curió- Pass. Eng. Alberto Engelhard – Estrada da Ceasa.
09- UBS Marambaia – Rod. Augusto Montenegro, Km 01.
10- UBS Tavares Bastos – Av. Rodolfo Chermont, Nº 170.
Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac)
11 – UBS Pedreira – Av. Pedro Miranda, Nº 1346, Pedreira.
12 – UBS Paraíso dos Pássaros – Av. dos Tucanos, S/N.
13 – UBS Providência – Av. Norte, S/N, Val-de-Cans.
14 – UBS Sacramenta – Av. Senador Lemos, esquina com Dr. Freitas
15 – UBS Telégrafo – Rua do Fio – entre Pass. São João e Pass. São Pedro.
16 – UBS Vila da Barca – Rua Cel. Luiz Bentes – próximo à Av. Pedro A. Cabral.
Distrito Administrativo do Guamá (Dagua)
17 – UBS Condor- Pass. Lauro Malcher, Nº 285.
18 – UBS Guamá- Rua Barão de Igarapé -Miri, Nº 479.
19 – UBS Jurunas- Rua Fernando Guilhon, S/N.
20 – UBS Terra Firme – Pass. São João, Nº 170 – Terra Firme.
21 – UBS Cremação – Rua dos Pariquis.
Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico)
22 – UBS Icoaraci – Rua Manoel Barata, Nº 840.
Distrito Administrativo de Outeiro (Daout)
23 – UBS Cotijuba – Rua Manoel Barata, S/N – Ilha de Cotijuba.
24 – UBS Outeiro – Rua Manoel Barata, S/N.
Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos)
25 – USF Aeroporto – Rua dos Passos, S/N – Mosqueiro.
26 – ESF Carananduba – Praça Central de Carananduba.
27 – UBS Maracajá – Tv. Siqueira Mendes, S/N.
Distrito Administrativo de Belém (Dabel)
28 – UBS Fátima – Rua Domingos Marreiros, Nº 1664.
29 – CSE MARCO – Av. Rômulo Maiorana, 2558 – Marco.
30 – UREMIA – Av. Alcindo Cacela, Nº 1421 – São Brás.