ATENÇÃO À SOBRECARGA

Uso excessivo de aparelhos pode causar curtos-circuitos e incêndios

Com o crescimento no número de equipamentos elétricos, a Equatorial Pará orienta quando é necessário solicitar aumento de carga para garantir mais segurança.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que irá manter o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 1,
Foto: Divulgação

Com o aumento do número de eletrodomésticos e equipamentos elétricos nas residências, a Equatorial Pará orienta a população sobre os riscos de sobrecarga na rede elétrica interna, que podem causar curtos-circuitos, danos aos aparelhos e até incêndios. Para evitar esses problemas, é fundamental que o consumo esteja compatível com a carga do imóvel e, se necessário, que o cliente solicite o serviço de aumento de carga de forma adequada.

Esse serviço, ajusta a potência da ligação elétrica de acordo com a necessidade real do imóvel. É importante que o cliente comunique qualquer alteração significativa na quantidade de aparelhos em uso, especialmente em casos de mudança de uso do imóvel, como de residencial para comercial.

Para o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Elton Lucena, o principal ponto é garantir que o sistema esteja adequado ao consumo, de forma segura:

“Quando a casa passa a ter mais aparelhos, o ideal é avaliar se a rede elétrica dá conta dessa demanda. Se a carga estiver acima do que foi contratado, a rede pode ficar sobrecarregada e isso representa um risco real de acidentes. A rede elétrica de distribuição é dimensionada de acordo com a carga informada pelo cliente, e faz-se necessário que a nova demanda seja informada à distribuidora para avaliar se a rede da conta dessa carga adicional”, explica.

É importante lembrar que, para solicitar o aumento de carga, o cliente precisa estar com todas as faturas em dia. Antes de autorizar a mudança, a Equatorial também realiza uma avaliação técnica para verificar se a rede elétrica do local comporta a demanda. Caso seja necessário algum tipo de obra para realizar o serviço, a distribuidora informará ao cliente com antecedência, apresentando um orçamento em até 30 dias. A execução só será feita depois que todas as exigências forem cumpridas, podendo ou não haver custos para o cliente.

Como solicitar aumento de carga:

A solicitação pode ser feita nas agências de atendimento da Equatorial Pará, com apresentação de RG, CPF e número da conta contrato. Também é possível fazer o pedido pelo site da distribuidora, na área “alteração de carga/fase”.

Critérios e Prazos para Solicitação

•           É de responsabilidade do cliente ter o padrão devidamente montado (conforme norma da Equatorial Pará) em local adequado, por profissionais qualificados, para receber seu novo medidor. Para conferir as normas técnicas basta acessar o link

•           Declaração da carga instalada (relação de todos os equipamentos elétricos que serão utilizados com informações sobre a quantidade e potência, principalmente para motores).

Prazos:

• 05 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão menor que 2,3 kV;

• 10 dias úteis: conexão em tensão igual ou maior que 2,3 kV e menor que 69 kV;

• 15 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 69 kV.