Os municípios de Igarapé-Miri e Barcarena serão os primeiros da Região de Integração Tocantins a receber a Usina da Paz, complexo de cidadania e segurança mantido pelo governo do Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo governador do Pará, Helder Barbalho, durante cerimônia de assinatura das Ordens de Serviço para construção das UsiPaz, referências nacionais de modelo inovador de prestação de serviços públicos.
“Muito feliz de estar aqui em Igarapé-Miri, a capital mundial do açaí, para fazer a entrega de obras e benefícios, e para iniciarmos o maior e mais fantástico programa e equipamento público de cidadania, inclusão e segurança pública do Brasil. Serão mais de 80 serviços, ofertados por 36 órgãos do governo em parceria com a prefeitura, porque a gente precisa dar oportunidade, aprendizado, conhecimento para as pessoas. A Usina da Paz chega para ser essa oportunidade”, destacou o governador Helder Barbalho.
Integrante do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), as Usinas da Paz marcam a presença do Estado em bairros e regiões periféricas com populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com a assinatura da Ordem de Serviço para os complexos de Barcarena e Igarapé-Miri, já são 25 novas UsiPaz anunciadas e nove em funcionamento, oferecendo mais de 70 serviços gratuitos para a população nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, lazer, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitações e cursos profissionalizantes.
Diante dos números, a trabalhadora autônoma Solange Xavier conta os dias para ver a Usipaz Barcarena pronta. “Acredito que todos seremos beneficiados por este momento, e a expectativa é muito grande por fazer parte disso. Barcarena está começando um desenvolvimento muito grande, e eu estou maravilhada de ver cada espaço que está sendo construído para a melhoria do povo”, ressaltou Solange.
Benefícios – Além do anúncio das novas UsiPaz, o governador Helder Barbalho entregou outros benefícios para a população do Baixo Tocantins, a partir dos programas “CredCidadão”, de liberação de microcrédito, e “Sua Casa”, que viabiliza a política habitacional, e da reconstrução dos prédios das agências da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Barcarena e Igarapé-Miri, visando à melhoria da prestação de serviços locais relacionados ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
O CredCidadão é o programa do Governo do Pará que concede linhas de crédito de até R$ 5 mil, com juros baixos, para que microempreendedores formais e informais possam investir em pequenos negócios, que estimulam o comércio local.
Já o Programa “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e pagamento dos trabalhadores empregados na obra de construção, reconstrução e ampliação de moradias de pessoas vulneráveis.