Carol Menezes
O MDB nacional quer que seus prefeitos, governadores e demais eleitos tenham as Usinas da Paz (UsiPaz), do Governo do Pará, como “case de sucesso” e vai estimulá-los a replicá-las em outros estados e municípios brasileiros. O anúncio foi feito pelo presidente do partido e deputado federal por São Paulo, Baleia Rossi, que esteve em Belém na sexta-feira, 5, participando de uma apresentação da estrutura da UsiPaz Cabanagem aos representantes da Fundação Ulysses Guimarães.
À ocasião, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou aos presentes números de queda na criminalidade que exemplificam a nova realidade vivida pelos moradores do bairro.
De acordo com o chefe do Executivo estadual paraense, em quatro anos, a contar da implementação da política pública Territórios pela Paz, prévia à UsiPaz, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) reduziu 88%, caindo de 34 casos em 2018 para apenas quatro em 2022 – um saldo positivo de 30 vidas salvas no período.
“Festejo interesse da Fundação em buscar conhecer um dos mais extraordinários programas de cidadania e de construção de um modelo que compreende que não se faz segurança pública sem polícia e nem só com polícia. Temos a convicção de que conseguimos consolidar uma estratégia perene, com ostensividade de policiamento para enfrentamento ao crime, buscando dar condições de enfrentamento dos efeitos, mas por outro lado, com cidadania, com presença do Estado, se busca enfrentar as causas”, analisou o governador.
Helder reforçou que, após nove UsiPaz inauguradas e em funcionamento em Belém, Ananindeua, Marituba, Parauapebas e Canaã dos Carajás, encontram-se em obras as unidades de Marabá e Altamira. Na próxima semana, a vice-governadora, Hana Ghassan, que também estava no evento, deve assinar ordens de serviço para o início de construção de outras 40 usinas em todo o estado.
Baleia Rossi parabenizou o governador do estado, a quem chamou de “gestor que mais resultados dá na transformação da vida das pessoas”. Ele participou de uma visita guiada da UsiPaz Cabanagem e ao final declarou ter sido uma experiência “apaixonante”.
“O MDB quer usar o projeto das usinas como case de sucesso para levar aos nossos prefeitos e governadores, para que eles peguem algo que já dá certo. É pouco o que se vê de concreto que transforma a vida das pessoas de fato, então também a Fundação Ulysses Guimarães quer esse projeto ofertado com a marca do Helder e do MDB, essa é nossa ideia”, detalhou.
Além de deputados federais e estaduais do MDB, quem também participou da programação foi o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB).
“A reconstrução de um Brasil melhor para os brasileiros passa por todos os agentes públicos, que precisam estar atentos às demandas do povo. Me orgulho em ser emedebista, pois o nosso partido tem este compromisso em ouvir o que a população tem a dizer e do que ela precisa. Eu disse em outra oportunidade que as Usinas da Paz são uma das maiores estratégias públicas permanentes que demonstram e aproximam a presença do estado nas cidades. Assim como as nossas pautas no Ministério das Cidades, é necessário que os governos estaduais e prefeituras estimulem iniciativas como essa e, claro, contem com o nosso apoio no Governo Federal com o presidente Lula (PT)”, discursou.