O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (16) a mais nova Usina da Paz no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. Comemorando a inauguração da 13ª unidade do maior projeto de transformação social da América Latina, o evento foi marcado por uma manhã festiva que reuniu a comunidade local em celebração ao novo complexo estadual. Esta obra promete revolucionar a vida de milhares de moradores da região.
“Estou muito feliz de, na antevéspera do meu aniversário, poder entregar mais uma Usina da Paz. Este é o maior programa de transformação social, cidadania e segurança pública da América Latina e que agora está em Benevides, para podermos, em parceria com a prefeitura, mudar a realidade dessa comunidade. A partir da próxima segunda-feira, estaremos abrindo as portas para garantir oportunidades, qualidade de vida e justiça social. Esta experiência, por onde passa, tem sido transformadora e agora chega para produzir paz, qualidade de vida, proteção e cuidados para a população de Benevides, Benfica, Murinin e Santa Maria”, afirmou o governador Helder Barbalho.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, também expressou sua satisfação com a entrega da Usina da Paz: “Estou muito feliz em fazer a entrega desta nova Usina da Paz, que, além de um prédio lindo, com piscina, biblioteca, quadras de esporte, é um local importante para transformar a vida de milhares de famílias. Aqui ninguém paga nada. São mais de 70 serviços gratuitos, para que a população chegue aqui e faça o que quiser. Parabenizo todos que fazem este projeto ser uma referência”, destacou.
A prefeita de Benevides, Luziane Solon, ressaltou a importância da chegada da Usina da Paz: “Este era um espaço com muitas dificuldades, um local que precisava de melhorias e de uma obra importante como esta. Estamos aqui hoje para a entrega dessa Usina da Paz que vai fazer a diferença na vida das pessoas, moradores da sede de Benevides, mas também de Benfica, Murinin e Santa Maria”.
Estrutura de ponta: Localizada na Avenida Martinho Monteiro, no distrito do Murinin, a nova Usina da Paz de Benevides oferece mais de 70 serviços gratuitos, com equipamentos de última geração e espaços voltados para atividades de educação, cultura, esporte, assistência social, capacitação profissional e atendimentos nas áreas de saúde e cidadania.
O complexo foi projetado para oferecer uma estrutura moderna e funcional, com salas para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social, além de outras instalações, como ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta e espaço multicultural.
Benefícios e Impacto da Usina da Paz em Benevides
Benefícios para a população: Para os moradores de Benevides, a chegada da Usina da Paz simboliza um novo tempo. “Há muito tempo ouvimos falar da Usina da Paz, então é muito importante ver que esse projeto chegou aqui no nosso município e vai beneficiar muitas pessoas, inclusive aquelas que precisam de serviços nas áreas da saúde, esporte também e, principalmente, educação. Eu estou muito grata pela chegada da Usina da Paz,” afirmou Ana Cláudia Silva, moradora do distrito do Murinin.
Álvaro Pereira, técnico em educação e morador de Benevides, destacou a relevância da Usina para os jovens locais: “Esta nova Usina é muito importante para os nossos jovens, principalmente para resgatar aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, com atividades de cultura, educação e esporte. Estamos muito felizes,” comentou.
Manuela Silva, também moradora da região, disse: “A Usina da Paz é muito importante para o nosso município. Antes nós não tínhamos um local como esse, com tantos serviços e o Governo nos presenteou com essa maravilhosa Usina. Nunca tivemos um acolhimento como este que estamos tendo agora.”
O Programa Usinas da Paz e sua Expansão
Usinas da Paz: As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida em áreas vulneráveis do Estado. O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, mais de 9,3 milhões de atendimentos foram realizados.
Além da nova Usina de Benevides, outras 12 unidades estão em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem), nos municípios de Ananindeua, Marituba e Castanhal, e em cidades como Abaetetuba, Marabá, Parauapebas, e Canaã dos Carajás.
Novas usinas em construção
O Governo do Estado está construindo outras 24 Usinas da Paz em diversas cidades, incluindo Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém (distrito de Icoaraci).
Serviços e localização
A nova Usina da Paz de Benevides abrirá suas portas para a comunidade na próxima segunda-feira (19), a partir das 8h. O complexo está localizado na Avenida Martinho Monteiro, nº 767, no Paraíso do Murinin, Benevides, e oferecerá cursos e atividades para todos os interessados.