INAUGURA NESTA SEXTA-FEIRA

Usina da Paz de Benevides abre com mais de 70 serviços gratuitos

Complexo no distrito do Murinim é o 13º entregue pelo Governo do Pará e reforça ações de cidadania, inclusão social e segurança pública.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, recebe nesta sexta-feira (16) a 13ª unidade das Usinas da Paz (UsiPaz), iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo promover cidadania, inclusão social e reduzir a violência em áreas vulneráveis. O novo complexo está localizado na Avenida Martinho Monteiro, no distrito do Murinim, e chega com estrutura moderna e mais de 70 serviços gratuitos para a população.

A nova UsiPaz Benevides vai oferecer atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, esportes, lazer, assistência social e qualificação profissional. O espaço conta com equipamentos de ponta e ambientes preparados para receber desde consultas médicas e odontológicas até oficinas, cursos e atividades recreativas.

Para a população do entorno, a expectativa é de melhorias significativas. A comerciante Maria Perpétua Moreira, moradora do Murinim, destacou a importância do acesso facilitado aos serviços. “A nova Usina vai melhorar muito a nossa vida. Eu e meu marido somos idosos e, muitas vezes, temos dificuldades de sair daqui para ir ao posto médico. Temos esperança de que seremos muito bem atendidos aqui”, afirmou.

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, reforçou que a entrega da unidade representa um avanço no compromisso do governo com o desenvolvimento humano. “Este espaço representa esperança, cuidado e investimento nas pessoas. Um lugar onde sonhos se tornam realidade, com acesso gratuito à educação, cultura, esporte, cidadania e dignidade”, declarou.

Além de serviços sociais, a UsiPaz também atuará como ferramenta estratégica no combate à criminalidade. Para o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, a presença do Estado por meio das Usinas tem se mostrado fundamental para a redução da violência. “Mais do que policiamento, é essencial garantir a presença do Estado. A Usina de Benevides certamente trará resultados positivos como as demais unidades, com inclusão social e geração de emprego e renda”, afirmou.

Expansão do projeto

As Usinas da Paz fazem parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e, desde 2021, já realizaram mais de 9,3 milhões de atendimentos em diversas regiões do Pará. Atualmente, outras 12 unidades estão em funcionamento em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem), Ananindeua, Marituba, Castanhal, Abaetetuba, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Somente em 2025, o Governo do Estado já entregou as unidades de Castanhal, Marabá e Abaetetuba, beneficiando mais de 616 mil pessoas. Outras 24 Usinas da Paz estão em construção, incluindo cidades como Altamira, Bragança, Cametá, Santarém, Redenção e o distrito de Icoaraci, em Belém.

A Usina da Paz de Benevides amplia essa rede de inclusão, desenvolvimento e cidadania, e representa um novo marco na qualidade de vida da população local.