SAÚDE

Unidade odontológica: 43 municípios paraenses tem prazo até as 18h para fazer adesão

Quarenta e três dos 144 municípios do Pará foram selecionados para receber uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) no programa Novo PAC – Seleção Saúde.

Belém, Pará, Brasil, Cidade. O senador Jader Barbalho visita a faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará, no qual discutiu com professores sobre o derrocamento do Pedreal do Lourenço. 25/05/2015. Foto: Alberto Bitar/ Diário do Pará.
Belém, Pará, Brasil, Cidade. O senador Jader Barbalho visita a faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará, no qual discutiu com professores sobre o derrocamento do Pedreal do Lourenço. 25/05/2015. Foto: Alberto Bitar/ Diário do Pará.

Quarenta e três dos 144 municípios do Pará foram selecionados para receber uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) no programa Novo PAC – Seleção Saúde. De acordo com os critérios da seleção, os municípios têm até esta quinta, 10, para informar os dados necessários para a elaboração do termo de doação no sistema e-Gestor do Ministério da Saúde.

Atento às necessidades da população paraense, o senador Jader Barbalho (MDB) solicitou ao presidente da Federação das Associações do Pará (Famep), Nélio Cordeiro, apoio para fazerem a comunicação aos municípios selecionados para que eles não percam essa oportunidade de proporcionar à população local, um tratamento odontológico gratuito.

As Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) são veículos especialmente equipados para fornecer atendimento odontológico em áreas remotas ou de difícil acesso, onde o cuidado em saúde bucal pode ser limitado. Elas são equipadas com cadeiras odontológicas, equipamentos de esterilização e diagnóstico e instrumentais odontológicos e serão compradas de forma centralizada pelo Ministério da Saúde e posteriormente doadas aos entes federados subnacionais selecionados.

“Para que os municípios contemplados não corram o risco de perder essa oportunidade, solicitei ao presidente da Famep apoio para que todas as prefeituras sejam informadas sobre o encerramento do prazo”, informou o senador.

Os critérios usados para a escolha dos municípios foram a maior vulnerabilidade socioeconômica do município, maior extensão territorial do município, e  proporcionalidade regional, a fim de evitar concentração regional acentuada dos entes federados selecionados.

MUNICÍPIOS SELECIONADOS: 

Almeirim; Anapu; Aurora do Pará; Bom Jesus do Tocantins; Bonito; Bragança; Brasil Novo; Breu Branco; Breves; Cametá; Capitão Poço; Conceição do Araguaia; Concórdia do Pará; Dom Eliseu; Eldorado dos Carajás; Goianésia do Pará; Igarapé-Açu; Itaituba; Limoeiro do Ajuru; Marabá; Muaná; Oriximiná; Ourilândia do Norte; Parauapebas; Peixe-Boi; Piçarra; Portel; Porto de Moz; Primavera; Redenção; Rondon do Pará; Santa Luzia do Pará; Santana do Araguaia; Santarém; São Domingos do Araguaia; São Geraldo do Araguaia; São João de Pirabas; São Miguel do Guamá; Tomé-Açu; Tracuateua; Trairão; Ulianópolis e Xinguara