Pará

Unidade básica de saúde em Ananindeua está em estado de abandono

A UBS já deveria ter sido revitalizada há meses, mas o que se vê é o retrato do descaso. A Unidade está deteriorada e sem nenhum sinal de obra
A UBS já deveria ter sido revitalizada há meses, mas o que se vê é o retrato do descaso. A Unidade está deteriorada e sem nenhum sinal de obra

Moradores do populoso bairro do Coqueiro, em Ananindeua, continuam com dificuldades para buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O motivo é simples: a Unidade, que deveria ser revitalizada há meses, está completamente abandonada. O prédio encontra-se deteriorado, tendo o mato alto como paisagem logo na entrada. Quem passa pela frente do local não imagina que ali estaria ocorrendo uma obra de reforma. O que de fato não está ocorrendo, segundo a RBATV, que esteve no local no início desta semana.

No dia 29 de agosto do ano passado, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promoveu a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço (OS) para reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde do Coqueiro.

A cerimônia aconteceu na própria unidade, localizada na rodovia Mário Covas, 1498, que ainda estava funcionando, e contou com a presença do prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, da secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, da secretária municipal de Saúde Adjunta, Karla Madeira, do presidente da Câmara dos Vereadores, Rui Begot, entre outras autoridades.

A unidade foi inaugurada em junho de 2000 e há anos precisava de uma reforma completa e seria a primeira. Segundo a prefeitura, há mais de 15 mil moradores cadastrados para atendimento na Unidade do Coqueiro. Muitas pessoas ainda aguardam a repaginada no prédio que até agora ficou na promessa do prefeito, que é médico e dono de um grande hospital particular na cidade.

PAAR

Além dos moradores do Coqueiro, quem mora no Paar, um dos bairros mais importantes de Ananindeua, ainda espera ansioso pelo fim da longa reforma do complexo de saúde do bairro. O prazo de entrega da obra estava previsto para 4 meses após a assinatura da Ordem de Serviço, em junho de 2022. E nada aconteceu, segundo mostrou o DIÁRIO nos últimos dias. E há verba federal na obra. Uma placa em frente à unidade informa o número de contrato com a Caixa, que financia a reforma, tendo a empresa Jupe Empreendimentos LTDA como a responsável pela execução.