TRAGÉDIA EM GOIÁS

UNE homenageia estudantes da UFPA vítimas de acidente

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizará uma homenagem póstuma aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram em um trágico acidente

Colisão entre micro-ônibus e carreta na BR-153, na divisa entre Tocantins e Goiás, em 16 de julho de 2025, tirou a vida de três alunos do campus de Belém e um motorista do campus de Altamira
Colisão entre micro-ônibus e carreta na BR-153, na divisa entre Tocantins e Goiás, em 16 de julho de 2025, tirou a vida de três alunos do campus de Belém e um motorista do campus de Altamira . Foto: Ricardo Amanajás

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizará uma homenagem póstuma aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram em um trágico acidente na madrugada desta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu (GO). A cerimônia será realizada às 19h desta quarta, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Os estudantes estavam a caminho da capital goiana para participar do 60º Congresso da UNE (CONUNE), que está mantido e terá início na quinta-feira (17), às 11h, com a presença confirmada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O acidente

A colisão envolveu três veículos — um caminhão, um micro-ônibus e um ônibus — no km 2 da BR-153. O ônibus transportava estudantes da UFPA, que integravam um comboio com destino ao congresso. Cinco pessoas morreram na tragédia: três estudantes e dois motoristas.

As vítimas fatais foram identificadas como:

  • Leandro Souza Dias, estudante do 5º semestre de Farmácia;
  • Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante de Pedagogia;
  • Welfesom Campos Alves, estudante militante, com curso ainda não informado;
  • Ademilson Militão, motorista do ônibus e servidor da UFPA;
  • O motorista do caminhão, ainda não identificado oficialmente.

Quem eram os estudantes

Welfesom Campos Alves
Militante da Unidade Popular (UP) e da União da Juventude Rebelião (UJR), iniciou sua atuação no movimento estudantil em 2015, ainda no ensino técnico. Era conhecido por sua participação em ocupações e ações de solidariedade. Em um depoimento recente, Welfesom declarou:
“Vi a necessidade de lutar por algo para a sociedade, além da escola.”

Leandro Souza Dias
Integrante da UP e da UJR, Leandro cursava Farmácia na UFPA. Nas redes sociais, compartilhava sua participação em mobilizações populares e atividades do movimento estudantil.

Ana Letícia Araújo Cordeiro
Aluna de Pedagogia, foi lembrada pelo Centro Acadêmico do curso como uma jovem acolhedora, carismática e sempre sorridente.
“Será sempre lembrada por seu humor, gentileza e pela forma generosa como compartilhava os momentos na universidade.”

Sobre o motorista

Ademilson Militão
Servidor da UFPA e motorista do ônibus envolvido no acidente, era natural de Altamira (PA). Segundo a prefeitura local, Ademilson era conhecido por sua fé, generosidade e humildade. Também era atleta amador, praticante de ciclismo e corrida.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.