A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizará uma homenagem póstuma aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram em um trágico acidente na madrugada desta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu (GO). A cerimônia será realizada às 19h desta quarta, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
Os estudantes estavam a caminho da capital goiana para participar do 60º Congresso da UNE (CONUNE), que está mantido e terá início na quinta-feira (17), às 11h, com a presença confirmada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O acidente
A colisão envolveu três veículos — um caminhão, um micro-ônibus e um ônibus — no km 2 da BR-153. O ônibus transportava estudantes da UFPA, que integravam um comboio com destino ao congresso. Cinco pessoas morreram na tragédia: três estudantes e dois motoristas.
As vítimas fatais foram identificadas como:
- Leandro Souza Dias, estudante do 5º semestre de Farmácia;
- Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante de Pedagogia;
- Welfesom Campos Alves, estudante militante, com curso ainda não informado;
- Ademilson Militão, motorista do ônibus e servidor da UFPA;
- O motorista do caminhão, ainda não identificado oficialmente.
Quem eram os estudantes
Welfesom Campos Alves
Militante da Unidade Popular (UP) e da União da Juventude Rebelião (UJR), iniciou sua atuação no movimento estudantil em 2015, ainda no ensino técnico. Era conhecido por sua participação em ocupações e ações de solidariedade. Em um depoimento recente, Welfesom declarou:
“Vi a necessidade de lutar por algo para a sociedade, além da escola.”
Leandro Souza Dias
Integrante da UP e da UJR, Leandro cursava Farmácia na UFPA. Nas redes sociais, compartilhava sua participação em mobilizações populares e atividades do movimento estudantil.
Ana Letícia Araújo Cordeiro
Aluna de Pedagogia, foi lembrada pelo Centro Acadêmico do curso como uma jovem acolhedora, carismática e sempre sorridente.
“Será sempre lembrada por seu humor, gentileza e pela forma generosa como compartilhava os momentos na universidade.”
Sobre o motorista
Ademilson Militão
Servidor da UFPA e motorista do ônibus envolvido no acidente, era natural de Altamira (PA). Segundo a prefeitura local, Ademilson era conhecido por sua fé, generosidade e humildade. Também era atleta amador, praticante de ciclismo e corrida.