TRÁGÉDIA NA ESTRADA

Um ano após desastre com IFPA, novo acidente mata estudantes da UFPA

Em 26 de maio de 2024, um ônibus que transportava estudantes e servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA) — dos campi Castanhal e Vigia — colidiu próximo à rotatória de acesso ao túnel da Usina Hidrelétrica de Tucuruí,
Em 26 de maio de 2024, um ônibus que transportava estudantes e servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA) — dos campi Castanhal e Vigia — colidiu próximo à rotatória de acesso ao túnel da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Foto: Agência Pará

Ao menos cinco pessoas morreram em um grave acidente envolvendo dois ônibus na BR-153, próximo ao km 4, no município de Porangatu (GO), na madrugada desta quarta-feira (16/7). Os veículos faziam parte de um comboio com quatro ônibus que havia saído de Belém, transportando estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) com destino a Goiânia (GO), onde ocorre o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), sediado na Universidade Federal de Goiás.

De acordo com informações preliminares, os ônibus colidiram em circunstâncias que ainda estão sendo apuradas. Equipes de emergência foram deslocadas para o local do acidente, e os feridos foram encaminhados a hospitais de Porangatu (GO), Alvorada do Norte (GO) e Gurupi (TO). O número total de vítimas feridas ainda não foi divulgado oficialmente.

O caso ocorre pouco mais de um ano após outro trágico acidente abalar a comunidade acadêmica do Pará. Em 26 de maio de 2024, um ônibus que transportava estudantes e servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA) — dos campi Castanhal e Vigia — colidiu próximo à rotatória de acesso ao túnel da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na PA-263. A delegação participaria da etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), em Tucuruí.

Na ocasião, quatro pessoas morreram:

  • Amanda Cristiane da Silva Costa (docente)
  • Suany Couto Teixeira Nunes (docente)
  • Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles (técnico-administrativo)
  • Paulo Vinícius da Silva Borges (aluno do curso Técnico em Informática, Campus Avançado Vigia)

O ônibus da delegação havia saído de Castanhal às 7h da manhã e o acidente ocorreu por volta das 15h50. Equipes do Hospital Regional de Tucuruí (HRT) mobilizaram mais de dez ambulâncias e acionaram profissionais de múltiplas especialidades, incluindo psicologia, neurocirurgia, cirurgia geral e traumatologia, para atendimento aos 25 feridos.

Tragédias no Transporte de Estudantes Paraenses

As duas tragédias levantam novamente a discussão sobre a segurança no transporte de estudantes paraenses em viagens de longa distância, especialmente em contextos institucionais.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.