A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) prorrogou até segunda (17) as inscrições para o Processo Seletivo Próprio (PROSEL) 2023, que visa preencher mais de mil vagas em cursos de graduação gratuitos em diversas áreas. O Prosel Ufra 2023 oferta 1.120 vagas próprias em 42 cursos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
Porém, o número de vagas pode crescer, pois as que não forem preenchidas no Sisu serão incorporadas no Processo Seletivo da universidade. Para concorrer a uma vaga, os candidatos poderão optar por uma das duas últimas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o Prosel/Ufra 2023 são realizadas por meio do formulário disponível na página do SIGAA até às 23h59min do dia 17 abril de 2023, observado o horário de Belém/PA.
Metade das vagas no Prosel serão destinadas para ações afirmativas por meio da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) para candidatos que estudaram o Ensino Médio integralmente em escola pública, de baixa renda, pessoas com deficiência e pretos, pardos e indígenas. É no momento da inscrição que o candidato deverá optar por concorrer nessas cotas. A distribuição de vagas por cota pode ser conferida no Edital.
Para evitar possíveis fraudes, os candidatos aprovados que se autodeclararem pretos e pardos passarão por um processo complementar de heteroidentificação, no qual uma banca o avaliará baseando-se nos aspectos fenótipicos do próprio candidato e não na sua ascendência.