ESPECIAL

Ufra lança Processo Seletivo para pessoas transgêneros, transexuais e travestis

As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 20 de março a 3 de abril, e o processo oferecerá 46 vagas.

Belém -Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) deu mais um passo importante na inclusão social ao lançar o Processo Seletivo Especial (PSE) Transgênero 2025, destinado a pessoas transgêneros, transexuais e travestis. As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 20 de março a 3 de abril, e o processo oferecerá 46 vagas distribuídas em 42 cursos de graduação nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.

Requisitos para inscrição

Para participar, os candidatos devem ter realizado ao menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024. Caso tenham feito mais de uma prova, poderão escolher a melhor nota, desde que não tenham zerado a redação e tenham alcançado uma pontuação final superior a 450 pontos.

Vagas reservadas e importância da iniciativa

De acordo com o pró-reitor de Ensino, professor João Almiro, a Ufra reservou 2% de suas vagas para o PSE Transgênero. “Isso corresponde a uma vaga para cursos com até 50 vagas, duas vagas para cursos com 90 ou 100 vagas, e três vagas para cursos com 150 vagas. Caso as vagas não sejam preenchidas, elas retornam ao banco de vagas da instituição”, explicou.

A iniciativa foi implementada após uma recomendação do Ministério Público do Pará e contou com a formação de um Grupo de Trabalho (GT) composto por 12 integrantes, incluindo docentes, técnicos e discentes, sendo três pessoas trans. A proposta foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 20 de dezembro de 2024.

Depoimento de uma estudante trans

Emilly Cassandra, travesti e aluna do curso de Letras Português da Ufra, participou ativamente do GT e destacou a importância das cotas para a comunidade trans. “Muitas travestis não têm acesso nem ao Ensino Fundamental. Essa é uma luta nacional para garantir que essas pessoas, historicamente marginalizadas, possam ter acesso à educação superior e se tornem profissionais qualificadas”, afirmou.

Ela também ressaltou sua própria trajetória: “Concluí o Ensino Médio pelo Encceja e hoje estou em uma universidade pública de qualidade. Quando falamos de cotas, falamos de respeito e aceitação do gênero dessas pessoas.”

Cronograma e início das aulas

Os aprovados no PSE Transgênero 2025 iniciarão as aulas no dia 19 de maio, junto com os calouros do Processo Seletivo Próprio (Prosel Ufra) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A exceção são os cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, que terão início no segundo semestre.

Cronograma do PSE Transgênero Ufra 2025

  • 17/03: Publicação do Edital
  • 20/03 a 03/04: Período de inscrições
  • 10/04: Homologação das inscrições
  • 14/04: Divulgação do Resultado
  • A partir de 14/04: Habilitação da matrícula

Com informações de Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra