Pará

UFPA: oficina apresenta estratégias de combate à desinformação

Jessica Vitoria Canedo morreu na última sexta-feira (22) depois que perfis sobre celebridades repercutiram trocas de mensagens, que seriam falsas, entre ela e o humorista Whindersson Nunes. Foto: Divulgação
Jessica Vitoria Canedo morreu na última sexta-feira (22) depois que perfis sobre celebridades repercutiram trocas de mensagens, que seriam falsas, entre ela e o humorista Whindersson Nunes. Foto: Divulgação

Será realizada nesta sexta-feira (14), na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), às 14h, a oficina “Estratégias de combate à desinformação” tendo como público alvo estudantes e coletivos de comunicação em Belém. A ação tem como objetivo discutir a temática da desinformação e apresentar estratégias a serem utilizadas pelos comunicadores na sua rotina de atuação.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Inovação e Comunicação (Inovacom), da UFPA, que é orientado pelo projeto de extensão: Inovação, Comunicação e Desinformação, o qual tem o foco em ser um instrumento de engajamento, cidadania e transformação social.

O programa de pesquisa “Propaganda Comunicacional”, da Universidade de Oxford, divulgado em janeiro de 2021 apontou que 81 países, entre eles o Brasil, foram em 2020 cenários de ações de “propaganda computacional” e “desinformação industrializada” sobre temas políticos. Iniciativas que foram promovidas profissionalmente por agências governamentais e outros atores institucionais ou privados – empresas, partidos e influenciadores digitais.

É utilizada geralmente para se referir a informações enganosas criadas ou divulgadas com diversos fins. Dentro deste universo estão as notícias falsas que utilizam a tecnologia e as mídias sociais para se propagarem.

A oficina será ministrada por integrantes do grupo de pesquisa Inovacom que fazem parte da graduação e pós-graduação da UFPA.

A dinâmica percorrerá por uma proposta introdutória sobre o que é desinformação, informação, quais as estratégias e políticas que os coletivos podem adotar na sua rotina de trabalho com a comunicação. Além disso, a oficina apresentará o universo das plataformas de checagem de informação e combate à desinformação.

Serviço

Oficina: Estratégias de combate à desinformação para coletivos de comunicação

Data: 14/04/2023

Hora: 14h

Local: Faculdade de Comunicação- Sala Rio Tocantins- Instituto de Letras e Comunicação-UFPA- Portão 2- Bairro do Guamá