O Centro de Processos Seletivos (CPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou nesta quarta-feira, 27 de março, a terceira chamada (segunda repescagem) do Processo Seletivo 2025 (PS 2025). Nesta etapa, 830 candidatos(as) foram convocados(as) para o processo de habilitação.
Os selecionados devem preencher seus dados e enviar a documentação exigida até as 18h do dia 1º de abril de 2025. Os prazos e as demais orientações estão disponíveis no Edital de Convocação.
Etapas da Habilitação
O processo segue as mesmas etapas das chamadas anteriores:
- Cadastro Online de Calouros (COC) – Preenchimento de dados e envio da documentação digital.
- Validação de cotas – Confirmação da autodeclaração para candidatos(as) de cotas PPI (pretos, pardos, indígenas ou quilombolas).
- Verificação de PcD – Análise por uma Comissão Multiprofissional para candidatos(as) aprovados(as) em vagas destinadas a pessoas com deficiência.
- Conferência presencial – Apresentação dos documentos originais para validação final.
Atenção aos Prazos e Documentos
- Quem não cumprir todas as etapas ou deixar de enviar documentos obrigatórios perderá a vaga.
- Só estarão aptos à matrícula os candidatos(as) que tiverem seu vínculo institucional deferido.
Como Acessar o COC
O sistema estará disponível das 18h do dia 27/03 até as 18h do dia 01/04/2025, e deve ser acessado com o número de inscrição e CPF do candidato(a).
Documentação Específica para Cotas
Candidatos(as) aprovados(as) em vagas de cotas (PCDA, E, EPCD, EQ, EPPI, ER, ERPCD, ERQ, ERPPI) devem enviar documentos adicionais, conforme especificado no Edital de Habilitação.
Requisitos para Digitalização
- Documentos devem ser escaneados em cores, legíveis e em formato único (frente e verso).
- Fotografias: Formato JPG
- Demais documentos: Formato PDF
- Tamanho máximo por arquivo: 10MB
Validação de Cotas e PcD
- Candidatos(as) de cotas PPI passarão por validação de autodeclaração.
- Candidatos(as) PcD serão avaliados por uma Comissão Multiprofissional.
Desistência e Perda de Vaga
- Quem não preencher o COC no prazo perderá a vaga.
- Para desistir, é necessário enviar e-mail para [email protected] com o assunto:
“DESISTÊNCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A)”.
Recomendações da UFPA
A diretora do CIAC, Julieta Jatahy, orienta:
“Leiam o edital, separem os documentos com antecedência e fiquem atentos aos prazos. Muitos candidatos perdem a vaga por descuido com as datas.”
Próximas Etapas
Após a análise do COC, os deferidos serão convocados para a conferência presencial. Todas as atualizações serão divulgadas no site do CIAC.
Atenção, calouros! Não deixem para a última hora e acompanhem os prazos para garantir sua vaga na UFPA.
Fonte: Comunicação UFPA / CIAC