O orçamento destinado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para 2023 é de R$ 226.756.298,00, valor estipulado via Lei Orçamentária Anual (LOA), já acrescido com a recomposição orçamentária anunciada no mês de abril. O Plano de Gestão Orçamentária 2023, aprovado pelo Conselho Superior de Administração (Consad) em reunião extraordinária do dia 16 de maio, detalha como o recurso será distribuído para a execução de ações deste ano.
Dentre as áreas prioritárias de investimento, a reitora Aldenize Xavier destaca as atividades acadêmicas: “Estamos investindo um orçamento de mais de 11 milhões em atividades acadêmicas, relacionadas à assistência estudantil, editais de apoio aos discentes, aulas de campo e eventos institucionais, para atender diretamente às atividades-fins da universidade”. Em geral, o valor abrange editais de auxílios estudantis e de bolsas acadêmicas – que passaram por reajuste em abril –, funcionamento do Restaurante Universitário e ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e lazer.
Outro destaque é o projeto de acessibilidade, que deve subsidiar as ações de infraestrutura para atender às recomendações do Relatório de Auditoria n° 3/2022, relacionadas à promoção da acessibilidade na Ufopa. Além da pavimentação da Unidade Tapajós com calçamento acessível, o orçamento de investimento prevê aquisição de veículos com acessibilidade. “Nós vamos comprar um veículo acessível que vai reforçar o o ônibus Intercampus, e temos a previsão de adquirir um micro-ônibus também acessível”, afirma Xavier. “Para reforçar a frota de veículos, nós também já recebemos na Universidade uma van que vai atender à demanda dos campi fora de sede”, completa.
Em relação à infraestrutura, destaca-se a construção do Bloco Modular Tapajós III, na Unidade Tapajós. Ainda em fase de licitação, o projeto prevê uma área construída de 6 mil metros quadrados para atender à expansão de unidades acadêmicas e administrativas e à criação de novos cursos.
Servidores – Está prevista para 2023 a realização de concurso público para docentes e técnicos administrativos em educação. “Temos um quantitativo de vagas suficiente que exige a necessidade da realização desses dois concursos para o preenchimento de vagas oriundas de vacância”, afirma a reitora.
Para a qualificação de servidores técnicos, será ofertado um Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas, em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Como o orçamento é distribuído – Quase 78% são destinados aos gastos obrigatórios, que são as despesas de pessoal. O restante é o orçamento discricionário, ou seja, aquele que a Universidade tem autonomia para gerenciar. Para este ano, o valor é equivalente a pouco mais de 47 milhões, representando um aumento de 18% em relação ao ano passado.
Além da LOA, a Ufopa capta recursos oriundos de emendas parlamentares, em diálogo com deputados e senadores. “Recebemos 2 milhões em emenda parlamentar e nós vamos fazer o investimento para as obras que estão em andamento, como o Núcleo de Salas de Aula e o Campus Monte Alegre, e algumas aquisições, como videomonitoramento na sede e nos campi e equipamentos de TI”, explica a reitora.
Segundo o PGO, “A recomposição orçamentária foi importante para suprir as demandas emergenciais da instituição, porém, ainda faltam recursos para as ações de consolidação e expansão da universidade”. Mais recurso tem sido reivindicado pela Ufopa, em movimento conjunto com as Ifes da Amazônia, para possibilitar a equidade de investimentos para a educação superior na região.
Consulte aqui o Plano de Gestão Orçamentária 2023.
Fonte: Ufopa