A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu nesta quinta-feira, 10 de setembro, no Centur, em Belém, a tradicional Feira Vocacional para auxiliar os estudantes na escolha do curso para o Processo Seletivo (Prosel) 2026. A iniciativa reuniu ações de orientação profissional, atividades culturais e informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela instituição, em diversas áreas de conhecimento. Os interessados têm até o dia 25 de setembro para realizar a inscrição no vestibular.
Cada curso contou com um estande disponível, onde os universitários tiveram contato direto com os vestibulandos, esclarecendo sobre a grade curricular, o repertório exigido, além dos desafios e oportunidades da área pretendida. “Esse diálogo com aqueles que vivem a universidade é um momento de interação, de tirar dúvidas, e que ajuda o estudante a tomar a decisão naquele momento”, explica a pró-reitora de graduação da Uepa, Acylena Costa. A feira também ofertou um teste vocacional que funciona como bússola para direcionar a escolha do estudante, seja na área de humanidades, ciências biológicas, exatas ou da saúde.
Quem tirou as dúvidas teve a possibilidade de se inscrever no Prosel, em um balcão direcionado somente para esta finalidade na feira vocacional. Foi o caso de Ane Beatriz Almeida, de 17 anos, que cursa o último ano do ensino médio no Instituto Federal do Pará (IFPA). “Eu cheguei com dúvida entre Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, mas depois de ir nos instantes eu escolhi fazer fono. Bati o martelo e fiz minha inscrição aqui mesmo”. A colega de turma da estudante, Larissa dos Santos, 17, decidiu pelo curso de História. “Escolhi a Uepa motivada pelo meu irmão e sinto que também consigo chegar lá”, contou.
Processos seletivos – Atualmente, a Uepa está com inscrições abertas para três processos seletivos: o Processo Seletivo Específico para o curso de Licenciatura em Letras-Libras e o Processo Seletivo Específico para Licenciatura em Música, até 18 de setembro. Para estes cursos, os candidatos vão fazer provas específicas, definidas conforme os cronogramas dos editais. Já o Prosel para os demais cursos, utiliza exclusivamente a nota do Enem, e recebe as inscrições até 25 de setembro. As provas do Exame Nacional serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da COP30 na capital.
Dicas para encarar a reta final – Faltando poucos meses para a prova do Enem, os vestibulandos devem manter a calma e focar nas revisões. Na reta final, “o conselho mais valioso é compreender que não será possível aprender tudo com menos de 3 meses da primeira prova. Portanto, o foco é consolidar o que já foi estudado, pois é o período ideal para revisar conceitos-chave, praticar interpretação de textos e resolver questões de anos anteriores”, pontua o professor e mestre em Filosofia, Flávio Cordeiro Filho. Além da revisão de conteúdos, o educador frisa que é fundamental treinar a interpretação de textos, mapas, gráficos e charges, “já que o Enem é uma prova que exige muita estratégia, por isso otimizar o tempo é fundamental para não demorar em questões de baixa dificuldade”.
Resolver simulados e provas passadas ajuda a identificar pontos fortes e fracos do conteúdo programático. O professor orienta que pequenas revisões diárias e resumos esquematizados funcionam melhor do que maratonas de estudo cansativas na véspera. “Por isso tente relaxar, pois o descanso ajuda a memória a acomodar tantos conhecimentos no nosso cérebro. Outro ponto importante é cuidar da organização mental e física: dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas, pois ajudam bastante a reduzir a ansiedade”, finaliza Flávio Cordeiro.
Serviço – O Processo Seletivo 2026 da Uepa oferta 4.252 vagas em cursos de graduação nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, distribuídas em 23 campi localizados em 19 municípios paraenses. As inscrições seguem até o dia 25 de setembro, no site www.prosel.uepa.br/prosel2026Uepa ajuda a identificar vocações