Confira a coluna de Mauro Bonna deste final de semana
Doca
Tudo pronto para iniciar a obra do Parque Linear da Doca. Aguarda apenas a efetiva liberação da verba federal, via Itaipu Binacional.
Lagos limpos em Batista Campos
Valeu a pressão da população e a proximidade da eleição, claro. Depois de 17 anos de esquecimento, a Prefeitura, finalmente, resolveu limpar os três lagos da Praça Batista Campos, onde vivem oito teimosos pirarucus adultos, 12 resistentes tambaquis e centenas de tilápias serelepes. Dizque, serão instaladas duas bombas para os chafarizes e 120 lixeiras. Dizque!
Portinari em Belém
A famosa obra de Cândido Portinari ‘Guerra e Paz’ (duas telas de 15×10, com uma tonelada cada), instalada na sede da ONU, em NY, vai circular pelo mundo. Passará pela China e Itália e, durante a COP30, com patrocínio da Petrobras, estará em Belém. A Secult busca o local ideal para a instalação, que vai durar três meses, já que, por questões técnicas, não caberá no Theatro da Paz.
O sucesso da Alepa na internet
As redes sociais da Assembleia Legislativa do Pará foram reconhecidas, em Florianópolis, como uma das seis instituições públicas que mais promoveram a inclusão e a diversidade, em 2023, pela premiação “Social Media Gov de Comunicação Pública”. Em 2024, o @alepa.oficial é o perfil com maior envolvimento, engajamento, visualizações e comentários entre todas as redes dos legislativos estaduais, segundo a plataforma Social Media Gov.
Falta energia em Miritituba
As Estações de Transbordo de Cargas de Miritituba estão sendo impactadas, diariamente, pelas constantes interrupções de energia. A Equatorial tenta, há um ano, resolver a questão, que só piora. O contencioso das empresas já ultrapassa a casa dos milhões. A gigante chinesa Huawei já foi contatada para resolver a questão da energia, a exemplo do que foi feito junto à Star Link, que resolveu a questão da internet em Miritituba.
Atalaia
A SEOP notificou barraqueiros do Atalaia para desocuparem, em 45 dias, a área pertencente ao SPU, para o início da obra do belvedere, no início da praia, a partir da rampa principal. A construção deverá durar um ano e meio. Claro que os barraqueiros vão recorrer, dando algum trabalho para a PGE. A intenção é iniciar os trabalhos tão logo o espaço esteja desimpedido.
Lembrança
O restaurante Famiglia Sicilia lançará o seu próximo Prato da Boa Lembrança, no dia 16 de maio, em homenagem a este espaço.
Idioma
O curso de idiomas Aslan, em ritmo de expansão e devidamente formatado, parte para o sistema de franquias. Detalhes em seu site.
Chanel
Será no dia 21 de maio a apresentação da linha de perfumes e cosméticos da Chanel, na loja da American News Beauty, no Bosque Grão-Pará. Apenas 20 convidados verão, em primeira mão, os produtos da grife.
Inovação
O Hospital Albert Einstein inaugurou um centro de inovação em Manaus. O espaço receberá projetos de inteligência artificial e big data, voltados para a Medicina, além de investigar os impactos das mudanças climáticas na área da Saúde.
Combustível
Teve cerimonial de Guto Delgado e talheres de Saulo Jennings o megaevento de inauguração do terminal de combustível que os grupos Raízen e Vibra inauguraram, em Santarém. A nova e moderna estrutura deve movimentar dois bilhões de litros, por ano.
Argumento
Nesta segunda, o Argumento traz dois assuntos da pauta de “Veja”: Nay Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo; e o coronel Dilson Jr., comandante geral da Polícia Militar do Pará. Às 22h30, na RBA.
Casablanca
Terá a assinatura de Perlla et Jr. o Restaurante Casablanca, que Alberto Serruya reabrirá, agora na Padre Eutiquio com Conselheiro. Serão 160 lugares e um gazebo para eventos. Deve inaugurar em junho próximo. Também a casa de eventos, onde funcionou a Casa Amazonas, na Padre Eutíquio, tem 1.300 metros quadrados, em dois andares.
Cairu
A Cairu busca área grande na Augusto Montenegro. A intenção é sorveteria, padaria e lanchonete, inclusive com drive-thru.
Luna
A Casa da Luna abre as portas para um evento singular, na noite do próximo sábado. As irmãs Ana Luna e Alba Mariah receberão os cantores Sandra Duailibe e Antenor Bogéa. A sala aconchegante do lindo casarão, na Marquês de Pombal, 44, só comporta 30 pessoas.
Pobre Juan
Os sócios do Pobre Juan, Cristiano Melles e Luiz Marsaioli, estarão presentes na inauguração da nova unidade da rede, no shopping da Doca, dia 15 de maio. O ex-ministro Carlos Melles confirmou a sua vinda para a data.
Prosas
A LiV, revista digital da Leal Moreira, lançou o seu mais novo videocast, o Prosas, que reúne assuntos que conectam a Amazônia com o cenário mundial. Serão vários episódios, em bate papo apresentado pelo arquiteto José Jr. e o empresário Manoel Netto, do Ver-o-Pesinho, no Instagram, Facebook e YouTube.
Indústria
Em dezembro, Alex Carvalho, com apoio do Sesi, deve inaugurar como Memorial da Indústria o antigo Palacete Lucival Lobato, na Braz. Terá um elegante receptivo histórico e laboratórios de metodologias educacionais para aplicação na Indústria. O projeto de restauro e adaptação é de Thais Toscano.
Autismo
No Pará, já existe Natea- Núcleo de Atendimento Descentralizado ao Autismo em Belém, Capanema e Tucuruí. Em construção: Marabá, Santarém, Altamira e Breves.
Formação
O Cetea- Centro Especializado em Tratamento do Espectro Autista, na Presidente Pernambuco, será o primeiro laboratório de formação profissional do Brasil, na área, com apoio da Escola Técnica do SUS. O trabalho formativo inicia em maio.
Transtorno
Pesquisas mundiais apontam que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ocorre em uma a cada 36 pessoas. A Síndrome de Down, uma a cada 500 pessoas. Houve ação da Sespa em um shopping de Belém. Em apenas um final de semana, 500 cadastros de pessoas laudadas com TEA.
Feira
Ocorrerá no próximo final de semana (4 e 5 de maio), no Hangar, a Feira do Empreendedorismo Inclusivo. Serão 60 estandes com a participação de 300 pessoas com TEA e com habilidades.
Música
A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo mantém convênio com a Fundação Carlos Gomes e a Secult para o desenvolvimento da vocação musical. Já houve três edições do Festival Talentos, com sucesso.
Mangueirão
O Mangueirão é o primeiro estádio, no Brasil, a possuir dois camarotes com acomodação sensorial para pessoas com TEA. Tratamento acústico, abafadores individuais e equipe multidisciplinar para apoio.
Polícia
A Polícia Militar do Pará, hoje, opera com um efetivo de 18 mil pessoas, quando deveria ser de 32 mil. Mas com o novo concurso, o maior da história da Instituição, vai incorporar mais 4.400, sendo quatro mil praças e 400 oficiais.
Formação
Os novos concursados da PM estarão devidamente formados em outubro de 2025, prontos para atuarem na COP30. Os praças, com nível médio, passarão por curso de nove meses. E os oficiais, bacharéis em Direito, curso de 18 meses. Por falar em formação de PMs, o CEFAP, em frente ao Hangar, dobrará de tamanho. Obra começa agora em maio.
Veículos
No início do governo de Helder, a PMPA operava com 800 veículos; hoje, são 1.450, sendo 1.250 picapes, nos 144 municípios do Estado.
Mulher
Hoje, 10% do efetivo da PMPA são mulheres, atuando em todas as frentes. A tendência é o aumento do percentual.
Hospital
Depois de 12 anos desativado, a PMPA terá de volta, este ano, totalmente modernizado, o seu hospital próprio, na Dom Romualdo de Seixas.
Inglês
A UEPA está responsável por ministrar aulas de inglês para as tropas da PM, visando à COP30. Por sinal, o 1º Batalhão da PM, com vistas à Conferência, será instalado dentro do Parque da Cidade.
Cão
A PMPA não compra mais cães farejadores prontos no mercado, são muito caros. Investiu em uma maternidade canina própria, com matrizes de alta linhagem e treinadores habilitados.
Cavalo
A tradicional cavalaria da PMPA continua firme e forte em Belém, Marabá, Santarém e Castanhal. Ganhou 90 animais novos, da raça Crioulo.
Búfalo
Comentada mundo a fora, a tropa de búfalos da PMPA, baseada em Soure, acaba de ganhar, por doação de fazendeiros, mais dois filhotes, já em treinamento. Aliás, o Exército entrou na onda e passou a utilizar búfalos para transporte de carga, na selva.
Honoris
Cantores paraenses farão show dia 10 de junho, no Theatro da Paz, no evento em que o governador Helder Barbalho receberá o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade da Amazônia. Também haverá entrega de 20 Comendas.
Crime
Ampla matéria de “Veja” registra a queda de criminalidade no Pará: homicídios (-38%), latrocínios (-72%) e roubo de veículos (-70%).
Recuperação
O Grupo Mestre Cuca, fornecedor de gêneros alimentícios, entrou em Recuperação Judicial. Tem como patrono o escritório Gama Malcher.
Jazz
A Casa Namata, na Conselheiro, comemora, nesta terça, a partir das 20h, o Dia Internacional do Jazz, com show de Felipe Siqueira. Na ocasião, ocorrerá o vernissage da exposição fotográfica de Walda Marques, com 10 obras.
Fotografia
O trabalho nacional da fotógrafa paraense Walda Marques, na série “Olhares do Norte”, estará, no próximo domingo, na Rede Brasil.
Remédio
A Recuperação Judicial da Artfarma ainda não foi deferida. A empresa buscou um escritório em São Paulo que não resolveu, até agora. O processo está na 12ª Vara, com o juiz Álvaro Norat, que detectou a falta de documentos a serem juntados e mandou fazer uma perícia técnica.
50 anos
De autoria do presidente Francisco Melo Chicão, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Unama. A homenagem contará com a entrega do título de Cidadão Paraense ao chanceler Janguiê Diniz. A sessão marca, também, os relevantes serviços da Instituição à população paraense. O evento será dia 10 de junho, às 15h, no Plenário Newton Miranda.
EM ALTA
SPA
Mais uma edição do SPA Solar Detox, de 2 a 7 de junho, no Hotel Solar, no Sal, assinado pela nutricionista Luiza Barros. Apenas 20 participantes.
Canjica
A festa junina no Hotel Fazenda Curió, em Colares, lotou as quatro semanas de junho.
Êxito
Com seus planos sendo cumpridos, fielmente, devem encerrar neste ano as recuperações judiciais de Yamada, Visão e Mendes.
EM BAIXA
Fome
A fome cai, mas ainda atinge 8,6 milhões de brasileiros.
Pouco
Segundo pesquisa do IBGE: um em cada quatro lares do País tem brasileiro que não come o suficiente.
Dívidas
Existe uma onda no País de pedidos de recuperação judicial por produtores rurais pessoa física.