NAS ESCOLAS

TRT-8: campanha do Círio reforça luta contra o trabalho infantil

Entre os destaques da edição de 2025 está o concurso de cartazes e faixas produzidos com materiais sustentáveis.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) intensifica, durante o Círio de Nazaré 2025, a campanha de combate ao trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem. As ações, que começaram em setembro com palestras e oficinas em escolas públicas, ganham força na próxima semana, durante o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, reunindo estudantes e comunidades de bairros.

De acordo com a juíza do trabalho Vanilza Malcher, vice-coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, a mobilização já se consolidou como referência social. “A primeira campanha no Círio foi em 2015 e, desde então, nunca paramos. Hoje, ela integra o calendário nacional do Tribunal Superior do Trabalho, com desenvolvimento regional aqui no Pará e no Amapá”, destacou.

Concurso e Escolas Mobilizadas

Entre os destaques da edição de 2025 está o concurso de cartazes e faixas produzidos com materiais sustentáveis, inspirado no tema: “Mãe e Rainha de toda a criação, protege de violências e riscos às crianças e aos adolescentes da Amazônia e do mundo.”

Ao todo, 36 escolas participam da iniciativa, divididas em quatro categorias por faixa etária e em duas modalidades. Os prêmios vão de celulares e tablets para os mais velhos a brinquedos para os pequenos. Além disso, cada instituição recebe o Troféu Catavento, símbolo da luta contra o trabalho infantil.

Parceiros e Impacto Social

Parceiros e histórias que marcam

A campanha conta com o apoio de instituições como o Senac-PA, que doou 500 camisas para a mobilização. “A parceria do Senac visa fortalecer a cultura de combate ao trabalho infantil por meio da educação e do programa Jovem Aprendiz”, afirmou Renato Alves, assistente técnico da instituição.

O impacto das ações é percebido no contato direto com os alunos. O chefe da Divisão da Infância e Adolescência do TRT-8, Alberto Allan Rodrigues, relatou um episódio marcante: “Em uma escola, um menino de nove anos me deu uma peteca como presente e me abraçou. Aquilo já valeu o meu dia. É a prova de que a mensagem chega com fé, amor e esperança.”

Programação do Círio 2025

10/10, 7h – Traslado com a comunidade escolar e de bairros

11/10, 5h30 – Romaria Rodoviária (Ananindeua–Icoaraci)

11/10 – Trasladação (pelotão da campanha)

20 a 24/10 – Exposição dos 10 melhores cartazes e faixas

24/10 – Premiação e encerramento