Luiz Flávio
O DIÁRIO DO PARÁ traz encartado hoje o quinto e último fascículo do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2022” com os 5 últimos indicados à premiação nas categorias Sorvete, Steak, Tacacá, Vinho e Melhor Chef. Todos os estabelecimentos indicados vêm sendo divulgados desde o último dia 9/10 em fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO aos domingos.
No total, 197 estabelecimentos participam da edição deste ano. Quinze personalidades da cidade, entre jornalistas, advogados, empresários e profissionais liberais, todos apreciadores da boa mesa, integram o júri que escolherá os melhores em 22 categorias.
Os estabelecimentos indicados em todas as categorias já estão disponíveis para votação pelos internautas num espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite: passaporte.dol.com.br. A votação popular servirá para critério de desempate na escolha feita pelos jurados.
Eles votaram e escolheram seus estabelecimentos favoritos que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A grande novidade esse ano foi a inclusão da categoria “café”. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém. No total 6 profissionais participam da disputa.
Em seguida é elaborado um ranking gastronômico. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.
A cerimônia de premiação dos vencedores ocorrerá ainda este mês, ocasião em que será lançado (apenas no formato virtual) o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2022” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.
Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, comemora o sucesso comercial e editorial da 8ª edição do projeto que, segundo ele, foi pensado sobretudo para beneficiar os amantes da boa gastronomia da capital juntamente com os empresários que produzem e disponibilizam o produto para seus clientes.
“O segmento já aguarda ansiosamente todos os anos pelo lançamento do Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia”, que gera um movimento expressivo em toda a cadeia produtiva que envolve o segmento gastronômico na capital, servindo de vitrine não apenas para os que vivem aqui no Estado, mas para turistas também, que têm a oportunidade de conhecer s maiores e melhores experiências culinárias de Belém, dando dicas e para os que desejam apreciar uma boa comida”, destaca.
Ele lembra que o DIÁRIO e os veículos da RBA sempre incentivam as coisas da terra, como forma de incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. “O Passaporte Belém só é o sucesso que se tornou hoje graças ao apoio e incentivo de grandes parceiros como a Claro, Dorata Fry, Hapvida e Sebrae”, destaca.
PARA ENTENDER
Categorias
l Açaí
l Bar
l Churrascaria
l Doce
l Café
l Hamburgueria
l Comida Internacional
l Comida Italiana
l Comida Japonesa
l Padaria
l Peixaria
l Petisco de boteco
l Pizzaria
l Restaurante Popular
l Regional
l Salgado
l Saudável
l Sorvete
l Steak
l Tacacá
l Vinho
l Melhor Chef
Jurados
Ana Laura – Bucho Cheio
Nara Abdon – Gestor
Alda Dantas – Jornalista
Juan Diego – Publicitário
Jaime Monteiro – Claro
Reinaldo Gonçalves – Esamaz
Flávia Chaves – Turismóloga e Professora de etiqueta e comportamento
Paulo Gomes – Setransbel
Marcelo Pinheiro – Jornalista
Leopoldo Couceiro – Quadra
Paulo Chaves – Chef
Sandra Dualibe – cantora
Pepeu Garcia – PGD
Sabrina Barbosa – Escola Culinária Suspirosa
Vicente Noronha – Fibra