Ao longo de 10 anos, 1.780 indicados em lista tríplice já concorreram ao Prêmio Agropará, única premiação no Estado que reconhece e premia o agronegócio paraense, um dos maiores e mais importantes setores da economia paraense. Ontem o prêmio comemorou sua décima edição e premiou mais 19 categorias no Estado. Empresas que representam a força do agro no Pará e que representam a força do segmento na transformação e inovação no campo
A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e celebrou o encerramento do 62º Encontro Ruralista. Após a o resultado, os convidados assistiram a um show do cantor Thiago Costa. O Prêmio Agropará é um marco que reforça o papel do agronegócio no desenvolvimento econômico e social da região, unindo os premiados no compromisso com o crescimento sustentável e para tornar o Pará uma potência no cenário agropecuário nacional.
Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA, destaca que o prêmio foi pensado foi com a intenção clara de destacar as maiores e melhores empresas do agro paraense e reconhecer suas melhores iniciativas.
“O Agronegócio é uma atividade de extrema importância para a economia paraense em diversas áreas. E a Revista Agropará serve como instrumento para tornar pública essas iniciativas. Esses bons exemplos precisam ser divulgados aqui no Estado e fora daqui”.
O executivo destaca que essas iniciativas se tornam ainda mais importantes no momento atual, quando o Belém vai sediar a COP 30, mais importante evento climático do planeta. “Não há qualquer conflito entre a sustentabilidade e o agronegócio”, destaca.
Soberana
Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA avalia que a “dobradinha” Prêmio Agropará e Revista Agropará se consolidou como dois instrumentos que mais ajudam a divulgar as boas práticas do agronegócio paraense. “O prêmio chega à sua 10ª edição, sendo uma escolha exclusivamente técnica, pois quem escolhe os ganhadores de cada categoria são os setores especializados de cada área. A escolha da lista tríplice é soberana das entidades e associações de cada categoria. O Grupo RBA apenas premia”, explica.
O diretor lembra que a Revista Agropará é a única publicação especializada no Estado que dá espaço para o setor, divulgando suas boas práticas e inovações, destacando o que o Pará tem de melhor no agronegócio.
“A pedido do setor decidimos que a revista, a partir deste ano, será 100% digital, já que a publicação em papel muitas vezes não chegava nas regiões mais distantes do Estado, e já estará disponível para todos os leitores a partir da edição deste final e semana do jornal Diário do Pará. O Grupo RBA é o único no Estado que dá espaço e homenageia esse segmento vital para a nossa economia”, reforça Lobato, agradecendo a parceria da Agropalma, Banco da Amazônia e Sebrae-PA no oferecimento do evento.
Orgulho
Carlos Xavier, presidente da Faepa, disse que é uma honra para a entidade sediar uma premiação tão importante como o Prêmio Agropará e parabenizou o Grupo RBA pela iniciativa. “O Estado do Pará tem tudo para ser o maior e mais importante Estado da nação brasileira pelas imensas potencialidades que possui. Mas infelizmente temos municípios com os menores índices de desenvolvimento, o que é uma imensa contradição. Por isso que a iniciativa da RBA em premiar e divulgar o agronegócio, que é um setor importante e que pode ajudar a reverter esse quadro, merece todo o nosso apoio”, afirma.
Altair Burlamaqui, premiado na categoria “Bovinos” com a fazenda Carioca, de Castanhal, agradeceu ao Grupo RBA pelo apoio através da premiação e destacou que os paraenses têm que ter orgulho do Pará. “Temos água, clima e temperatura. Se nós lutarmos pelo nosso Estado, ninguém nos segura…O agronegócio gera renda, emprego e riquezas e não tenho dúvidas que o Pará será o grande protagonista desse setor daqui a algum tempo”, aposta.
Conheça os Vencedores do Trogéu Agropará 2024
O agronegócio no Pará é um setor essencial para o desenvolvimento da economia local e nacional. Em 2024, diversos profissionais e empresas se destacaram em várias categorias, com contribuições significativas para o fortalecimento do agronegócio na região. A seguir, apresentamos os vencedores em cada uma das 19 categorias premiadas.
1. Técnico Destaque em Agronegócios no Pará 2024
- Vencedor: Paulo Vicente Costa
- Categoria: Veterinário de Rastreabilidade
2. Destaque 2024
- Vencedor: JP Agrícola – Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento
- Local: Paragominas
3. Organização e Fomento ao Agronegócio Paraense
- Vencedor: Comissão Estadual das Mulheres do Agro – Mulheres do Agro
4. Flores, Plantas Ornamentais e Arranjos Florais
- Vencedor: Asflora – Instituto Amigos da Floresta Amazônica
- Local: Marituba
5. Avicultura
- Vencedor: Agrolider Consultoria Veterinária Ltda
- Profissional: Veterinário Odilon
- Local: Marabá
6. Fruticultura
- Vencedor: Maria do Carmo Brito
- Produto: Cupuaçu
- Local: Abaetetuba
7. Apicultura e Meliponicultura
- Vencedor: Irapua Meliapis (Capacitação)
- Profissional: Andrio Andrade
- Local: Belém
8. Mandioca e Feijão Caupi
- Vencedor: Copafim – Cooperativa de Agricultura Familiar de Igarapé Miri
- Local: Igarapé Miri
9. Criação e Mercado Pet
- Vencedor: Pet House Comércio Ltda.
- Responsáveis: Cynthia, Marina e Alexandre Coroa
- Local: Belém
10. Cacau
- Vencedor: Miriam Aparecida Federicci Vieira
- Local: Medicilândia
11. Aquicultura
- Vencedor: Açucena Agronegócio
- Profissional: Marco Lott
- Local: Paragominas
12. Reflorestamento e Madeiras
- Vencedor: TFA Plantio Ltda.
- Profissional: Daniela Gontijo
- Local: Paragominas
13. Ovinocultura e Suinocultura
- Vencedor: FJK Agropecuária – Fazenda Paraíso
- Responsável: Philipe de Lamare Soares Ferreira
- Local: Marabá (Ovinos, Suínos e Peixes)
14. Açaí
- Vencedor: Açaí KAÁ
- Responsáveis: Reinaldo Pinto dos Santos e Ben Hur Borges
- Local: Icoaraci, Belém
15. Equinos, Asininos e Muares
- Vencedor: Hípica Vitória – Escola de Equitação
- Local: Santa Izabel do Pará
16. Palma, Óleos e Gorduras Vegetais
- Vencedor: Agropalma
- Responsável: Marcella Novaes
- Local: Tailândia
17. Bubalinos
- Vencedor: Fazenda Montenegro
- Responsável: Pedro Steiner
- Local: Chaves
18. Grãos – Arroz, Soja e Milho
- Vencedor: Agro Cangaia
- Responsável: Guilherme Frota Carvalho
- Local: Tailândia
19. Bovinos
- Vencedor: Fazenda Carioca
- Responsável: Altair Burlamaqui
- Local: Castanhal