Os três tripulantes que estavam no helicóptero que desapareceu na última quarta-feira,16, na região do Parque do Tumucumaque, no Amapá, foram encontrados neste sábado, 19, após o comandante do helicóptero desaparecido conseguir manter contato, emitindo o pedido de socorro, com a aeronave que fazia as buscas pela manhã.
O comunicado foi recebido pelo piloto Frank Pinon, experiente agente do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá, conhecedor da área onde o helicóptero deixou de fazer contato. O piloto fazia a varredura da área com a equipe do Grupo Aéreo do Pará.
“Por volta de 9 horas ouvimos o pedido de ‘mayday’ via rádio e checamos o pedindo socorro. O coronel Gonçalves, se identificou e relatou que estava perdido na mata há 4 dias. Logo após, ele fez um sinal de fumaça e conseguimos avistar, todos os tripulantes com vida”, destacou Pinon, que informou que os tripulantes foram localizados próximo ao Rio Iratapuru, cerca de 70 quilômetros do município de Pedra Branca do Amapari.
O governador do Amapá, Clécio Luís, que desde o ocorrido, acompanha a operação de salvamento realizada pelas equipes do Amapá e Pará, que estava no hangar das aeronaves do governo e do GTA, prontamente foi comunicado.
“A nossa felicidade deste sábado é saber que todos estão bem, estão com vida, tranquilizando os familiares, amigos e companheiros de trabalhos, dos três tripulantes. Já entrei em contato com o governador Helder (Barbalho), do Pará, para a realização do salvamento. Está saindo uma aeronave de Tiriós e outra daqui de Macapá, até o local, para fazer o resgate. Nós vamos aguardá-los com todo aparato necessário, equipe médica e ambulância”, enfatizou o governador, que parabenizou a atuação das equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá e do Pará na operação.
A ação de resgate da tripulação já está em andamento com acompanhamento da Força Aérea Brasileira. Os sobreviventes serão trazidos para Macapá, onde receberam todo o acompanhamento médico.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já preparou equipes do Hospital de Emergência (HE), Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e do Samu para atuarem nas medidas de amparo médico e psicológico.