Ana Laura Costa
Em uma iniciativa colaborativa, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), realizaram o evento ‘Resolva’ no último sábado (4), na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, que ofertou uma variedade de serviços públicos à população.
O evento foi realizado como forma de reduzir a demanda de serviços eleitorais diante da proximidade do Fechamento do Cadastro Eleitoral, agendado para o dia 8 de maio. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Felipe Brito, foram contratadas mais de 400 pessoas para reforçar o atendimento em todo o Estado.
Na capital, a população conta com oito postos para resolver as pendências eleitorais como emissão de título de eleitor, alteração de local de votação e cadastro biométrico, entre outros. “Com destaque para esse posto do Mangueirinho, preparado para atender até 3 mil eleitores por dia. Então, a ideia foi agregar vários serviços para que essas pessoas percam o menos possível de dias de trabalho e, também, o menor tempo com o transporte público para obter acesso aos serviços”, disse.
A população pôde acessar outros serviços como: emissão gratuita de carteira de identidade e carteira de trabalho digital; solicitação de segunda via de certidão de nascimento/casamento e óbito; cadastro na tarifa social da Equatorial; renegociação de contas de luz; informações sobre FGTS; INSS e Seguro Desemprego, doação de sangue, reclamações trabalhistas e até mesmo foto 3×4.
O TRT8, participou da ação com a Carreta Itinerante que levou a Justiça do Trabalho até às pessoas. No local, reclamações trabalhistas e emissão de documentos puderam ser realizadas, assim como dúvidas e informações sobre FGTS, INSS e seguro-desemprego elucidadas.
Na ocasião, o trabalhador rural José Maria Moreira, 53 anos, foi atendido virtualmente pelo juiz Avertano Klautau, do TRT8, e por Marivaldo Pantoja, servidor do INSS. Incapacitado de comparecer ao local por estar internado no hospital OPhir Loyola, após acidente de trabalho com a perda de uma perna, José Maria entrou com pedido de amparo social por deficiência. O encaminhamento do processo foi dado em parceria com o INSS. “O que chama a atenção é, quando você une diversos órgãos, essa prestação de serviço ela sempre aumenta, então a nossa média de itinerância, de atendimento assim, no geral, com os três órgãos, chega a cerca de 100 pessoas por dia”, completa o juiz.