Pará

TRE do Pará faz mutirão de serviços eleitorais; veja onde tirar o título

Irlaine Nóbrega

Os eleitores da Região Metropolitana de Belém têm mais uma semana para regularizar o título eleitoral. Para atender a demanda, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) disponibilizou 60 guichês de atendimento na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, com oferta de serviços eleitorais até a próxima quarta-feira (8), sem agendamento.

No local estão sendo ofertados emissão da primeira via do título de eleitor, cadastramento da biometria, transferência de domicílio eleitoral, solicitação de mudança de local de votação, inclusão do nome social no título de eleitor, solicitação de seção com acessibilidade, entre outros. Para ser atendido é preciso portar documento de identificação original com foto, comprovante de residência e comprovante militar para pessoas do gênero masculino nascidas em 2005.

Hoje (1º), sábado (4) e domingo (5), o atendimento no Mangueirinho será das 8h às 12h. Nos dias 2 e 3 de maio, quinta e sexta-feira, o horário é de 8h às 16h. Já no período de 6 a 8 de maio, o atendimento será de 8h às 17h, no local, e em todos os cartórios, centrais e postos de atendimento do estado, com a garantia de atender até o último eleitor da fila.

A população tem a opção do atendimento agendado, feito através do site do TRE, no lado superior direito da página. Esse tipo de serviço é realizado na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) ou nas Estações Cidadania do Shopping Metrópole, Pátio Belém e Bosque Grão-Pará.

“Se você tiver com o título cancelado, não pode votar na Eleição 2024. Se não tiver regular e não comparecer, possivelmente terá outras consequências na seara civil desse eleitor. Se precisar do título para regularizar uma situação com CPF, Bolsa Família, tirar passaporte, fazer concurso público, não vai poder porque o cadastro só reabre a partir de novembro”, alerta a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro.

Para se informar sobre a situação eleitoral basta entrar em contato no Disque Eleitor, ligação gratuita no número 148, com funcionamento até às 17h. Além disso, a Assistente Virtual Bertha pode ser acionada no número 3346-8000 para atendimento via WhatsApp. O eleitor ainda pode verificar através do aplicativo “e-título” ou site do TRE.

ATENDIMENTO

O estado do Pará possui mais de 6 milhões de eleitores aptos a votar, desses 802,5 mil estão com título irregular. Os serviços da Justiça Eleitoral serão suspensos após o dia 8 de maio devido ao Fechamento do Cadastro Eleitoral para organização das eleições municipais de 2024.

Rosângela Oliveira, 54 anos, aproveitou os primeiros dias de atendimento para solicitar a transferência de local de votação. Atualmente moradora de Belém, a seção eleitoral ainda era no município de Ananindeua, o que, segundo ela, causava transtornos no dia da votação.

“Agora já ajustei a minha pendência. Como eu votava em Ananindeua e morava em Belém, no dia da eleição era muito transtorno, tinha que gastar com transporte, toda uma dificuldade. Depois de ter essa facilidade, me adiantei. O atendimento foi excelente, já fui atendida no momento em que eu cheguei”, disse a técnica de segurança do trabalho.

A estudante Thaís Assunção, de 17 anos, aproveitou a ampliação do atendimento para emitir a primeira via do título de eleitor, já que está próximo de completar dezoito anos e deve votar nessas eleições. “O atendimento foi bem rápido. Aproveitei para vir tirar porque já vou fazer aniversário e acho importante que o jovem desde cedo comece a votar e a decidir os seus representantes”, contou a estudante.

SERVIÇOS

l Emissão da primeira via do título de eleitor

– Cadastramento da biometria

– Transferência de domicílio eleitoral

– Solicitação de mudança de local de votação

– Inclusão do nome social no título de eleitor

– Solicitação de seção com acessibilidade

– Outros

Locais:

Mangueirinho e cartórios, centrais e postos de atendimento:

Atendimento em todo o estado:

Quarta (01): 8h às 12h

Quinta (02): 8h às 16h

Sexta (03): 8h às 16h

Sábado (04): 8h às 12h

Domingo (05): 8h às 12h

Segunda (06): 8h às 17h

Terça (07): 8h às 17h

Quarta (08): 8h às 17h

Atendimento presencial agendado:

Site: https://www.tre-pa.jus.br/servicos-eleitorais/atendimento-online

Locais:

– Central de Atendimento ao Eleitor (CAE)

– Estações Cidadania: Shoppings Pátio Belém, Bosque Grão-Pará e Metrópole

Atendimento virtual de situação eleitoral:

Disque Eleitor: 148 (ligação gratuita, funcionamento até 17h)

Assistente Virtual Bertha: 3346-8000 (Via WhatsApp)

Outros meios:

– E-título

– Site do TRE:

https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome

Fonte: TRE-PA

O tribunal oferece 60 guichês de atendimento ao eleitor durante o mutirão, que segue até quarta (8)
FOTO: irene almeida