Pará

TRE do Pará lança assistente virtual para tirar dúvidas

TRE do Pará lança assistente virtual para tirar dúvidas TRE do Pará lança assistente virtual para tirar dúvidas TRE do Pará lança assistente virtual para tirar dúvidas TRE do Pará lança assistente virtual para tirar dúvidas
TRE do Pará lança assistente virtual para tirar dúvidas

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lançou mais uma ferramenta que vai auxiliar as eleitoras e os eleitores a tirar as principais dúvidas sobre a regularização eleitoral e os demais serviços ofertados à população: é a chatbot “Bertha”, a assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense

O nome “Bertha” foi uma escolha do presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e é inspirado na zoóloga, educadora e ativista feminista, Bertha Lutz, que se destacou na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Ela se empenhou na aprovação da legislação que outorgou o direito às mulheres de votar e de serem votadas. 

Para utilizar a Bertha, as eleitoras e os eleitores podem enviar mensagens de texto no aplicativo WhatsApp para o número (91) 3346-8000 e receber no celular a lista com as principais opções de serviços buscados, que vão desde informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), que é a seção responsável pelo serviço. 

Caso a pessoa não encontre a informação desejada entre as opções enumeradas na conversa, também existe a possibilidade de falar por telefone com uma (um) atendente humana (o) que vai auxiliar a eleitora ou o eleitor.

Desde o ano de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.

Como usar

Para ter acesso à assistente virtual Bertha, é necessário incluir o número (91) 3346-8000 na lista de contatos do WhatsApp e mandar uma mensagem simples. A partir daí, começa o diálogo.

“Caso não encontrem a informação desejada, haverá links específicos no menu navegável com a possibilidade de falar com uma (um) atendente”, acrescenta Valdez.

Sobre as vantagens do serviço de chatbot, o assessor esclarece que “gera maior praticidade porque, como as informações estão dispostas de maneira organizada, a (o) própria (o) eleitora (or) já tira a sua dúvida ali mesmo e só vai conversar com a (o) atendente humana (o) se a informação não for encontrada no menu principal, e isso já contribui para desafogar os atendimentos presenciais”, avalia.