Alexandre Nascimento
A Igreja Matriz de Icoaraci promoveu, na noite de ontem (25), a 10ª edição da Romaria Rodoviária em homenagem à Nossa Senhora das Graças, padroeira do distrito. O encontro integra e antecede o 70° Círio daquela localidade que, este ano, traz o tema “Como Maria, quero dizer meu sim”, que será realizado amanhã (27), pelas ruas de Icoaraci, onde são esperados cerca de 180 mil devotos e fiéis da santa católica.
Para a organização, o Círio de Nossa Senhora das Graças deste ano é considerado especial, uma vez que é celebrado a 70ª edição da festa religiosa e marca a retomada presencial dos devotos nas procissões, após as medidas restritivas impostas pela Covid-19. “Será um Círio histórico em nosso distrito, em função dessas situações, onde teremos muitos devotos e fiéis ansiosos por essas procissões”, disse Agostinho Cruz, padre da Igreja Matriz.
E um grande número de fiéis pôde ser visto durante a Romaria Rodoviária, ainda na noite de ontem. Além dos carros e motocicletas que participaram, o evento envolveu participantes em bicicletas e a pé, inclusive de pessoas que se integraram à procissão durante o trajeto. “Como falado, os moradores de Icoaraci estão mesmo desejosos desse retorno do nosso Círio”, completou o padre Agostinho Cruz.
EXPECTATIVA
E hoje à noite (26) ocorrerá a trasladação em procissão luminosa pelas ruas de Icoaraci, que terminará na igreja de São Sebastião, na orla do distrito. “Seguindo o rito das procissões, a trasladação será outro momento em que teremos uma presença ainda maior de fiéis”, disse o padre. Mas, a grande expectativa se concentra na principal procissão, que será realizada na manhã deste domingo (27). Segundo a organização, são esperados cerca de 180 mil devotos nas homenagens e manifestação de fé na padroeira do distrito. “Estarei presente nesse momento de fé, agradecendo pela vida e confiando mais ainda em Deus por intercessão de Nossa Senhora”, concluiu Flávio Amaral, 45 anos, devoto.
Agenda
l Sábado (26): Trasladação de Nossa Senhora das Graças, saída da Paróquia de Fátima, que fica na rua 8 de Maio, 18h30.
l Domingo (27): Procissão do Círio, saída da igreja de São Sebastião, que fica na Orla de Icoaraci, 7h.