
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) recebeu nesta semana o último lote de veículos do BRT Metropolitano, completando a frota total de 265 ônibus que compõem o novo Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB).
O lote final conta com 16 ônibus Padron, modelo Millenium V, com capacidade para 93 passageiros cada. Além de conforto e acessibilidade, esses veículos apresentam tecnologia ambiental de ponta, com emissão de poluentes até 15 vezes menor que os ônibus convencionais movidos a diesel.
“Estamos recebendo 16 veículos do tipo Padron, que completam os 92 do mesmo modelo. Essa entrega marca uma fase importante do maior projeto de mobilidade urbana do Pará”, afirmou o diretor-geral da Arcon, Eduardo Ribeiro.
🚍 Frota moderna e diversificada
Com a nova remessa, a frota completa do SIT/RMB passa a contar com:
- 92 ônibus Padron
- 40 ônibus elétricos
- 133 ônibus convencionais
Todos os veículos são climatizados, equipados com Wi-Fi, câmeras de segurança, e tecnologia de bordo para maior conforto e segurança dos usuários.
📍 Como o sistema vai funcionar
A estrutura do sistema permite uma operação integrada. Os ônibus convencionais farão as linhas alimentadoras, conectando bairros de Marituba, Ananindeua, Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides aos terminais de integração. Nestes pontos, os passageiros embarcarão em ônibus elétricos ou Padron, que farão o percurso pelo corredor troncal até o centro de Belém ou a UFPA, em serviços expresso e semi-expresso.
A expectativa é de que o sistema beneficie cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês. A operação e fiscalização do serviço ficam sob responsabilidade da Arcon, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.061, sancionada em 2 de julho de 2025.
🛣️ Investimento e infraestrutura
O projeto do BRT Metropolitano envolve um investimento total de R$ 386 milhões, sendo R$ 367 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal via Programa Pró-Transporte FGTS, do Ministério das Cidades.
Além dos ônibus, o projeto contempla:
- 2 terminais de integração (Marituba e Ananindeua)
- 13 estações de passageiros
- 13 passarelas
- 4 túneis de acesso
- Centro de Controle Operacional (CCO) na Av. Augusto Montenegro
- Obras de infraestrutura urbana, como drenagem, ciclovias, paisagismo, iluminação e calçadas arborizadas ao longo do corredor.