MOBILIDADE

Transporte integrado: Pará finaliza entrega de 265 ônibus do novo BRT

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) recebeu nesta semana o último lote de veículos do BRT Metropolitano

Sistema integrado de transporte vai beneficiar 3,5 milhões de passageiros por mês com veículos modernos e menos poluentes
Sistema integrado de transporte vai beneficiar 3,5 milhões de passageiros por mês com veículos modernos e menos poluentes. Foto: Roni Moreira/Ag. Pará

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) recebeu nesta semana o último lote de veículos do BRT Metropolitano, completando a frota total de 265 ônibus que compõem o novo Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB).

O lote final conta com 16 ônibus Padron, modelo Millenium V, com capacidade para 93 passageiros cada. Além de conforto e acessibilidade, esses veículos apresentam tecnologia ambiental de ponta, com emissão de poluentes até 15 vezes menor que os ônibus convencionais movidos a diesel.

“Estamos recebendo 16 veículos do tipo Padron, que completam os 92 do mesmo modelo. Essa entrega marca uma fase importante do maior projeto de mobilidade urbana do Pará”, afirmou o diretor-geral da Arcon, Eduardo Ribeiro.

🚍 Frota moderna e diversificada

Com a nova remessa, a frota completa do SIT/RMB passa a contar com:

  • 92 ônibus Padron
  • 40 ônibus elétricos
  • 133 ônibus convencionais

Todos os veículos são climatizados, equipados com Wi-Fi, câmeras de segurança, e tecnologia de bordo para maior conforto e segurança dos usuários.

📍 Como o sistema vai funcionar

A estrutura do sistema permite uma operação integrada. Os ônibus convencionais farão as linhas alimentadoras, conectando bairros de Marituba, Ananindeua, Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides aos terminais de integração. Nestes pontos, os passageiros embarcarão em ônibus elétricos ou Padron, que farão o percurso pelo corredor troncal até o centro de Belém ou a UFPA, em serviços expresso e semi-expresso.

A expectativa é de que o sistema beneficie cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês. A operação e fiscalização do serviço ficam sob responsabilidade da Arcon, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.061, sancionada em 2 de julho de 2025.

🛣️ Investimento e infraestrutura

O projeto do BRT Metropolitano envolve um investimento total de R$ 386 milhões, sendo R$ 367 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal via Programa Pró-Transporte FGTS, do Ministério das Cidades.

Além dos ônibus, o projeto contempla:

  • 2 terminais de integração (Marituba e Ananindeua)
  • 13 estações de passageiros
  • 13 passarelas
  • 4 túneis de acesso
  • Centro de Controle Operacional (CCO) na Av. Augusto Montenegro
  • Obras de infraestrutura urbana, como drenagem, ciclovias, paisagismo, iluminação e calçadas arborizadas ao longo do corredor.
Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.