O trânsito na rodovia BR-316 terá mudanças a partir do próximo dia 10 de novembro, para o início das obras de drenagem, uma importante etapa do projeto de Requalificação da BR, executado pelo Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM).
Os trabalhos de drenagem iniciarão na pista do sentido Belém-Marituba, entre as ruas Celestino Rocha e Debora Calandrini, numa extensão de cerca de mil metros. Os desvios utilizarão as pistas de concreto do futuro BRT para que possa ser implantada a rede de drenagem. As mudanças foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4), no canteiro de obras da construtora do BRT.
A previsão é que os serviços executados neste trecho durem cerca de 90 dias. Durante esse período, a circulação e o acesso aos estabelecimentos comerciais e residenciais estarão assegurados. Uma operação integrada de órgãos competentes do Estado dará apoio na orientação e segurança do tráfego, visando garantir melhor fluidez aos usuários da BR.
Segundo o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do Núcleo de Gerenciamento Metropolitano (NGTM), as obras de drenagem são essenciais para resolver os problemas de alagamentos na pista e bacias no entorno da via.
“A BR que transitamos hoje, onde estão sendo executadas as obras, foi implantada há cerca de 40 anos, época em que a ocupação às margens da rodovia tinha uma densidade populacional muito menor do que a atual, possibilitando que as águas de chuva infiltrassem no solo. Atualmente, isso não ocorre, ocasionando alagamentos com chuvas mais intensas, por isso a importância de um bom sistema de drenagem, que será executado na obra”, explica Ribeiro.
O QUE VAI MUDAR
Para o início efetivo das atividades de drenagem, serão necessárias intervenções provisórias por trecho. Nesta etapa, duas faixas da rodovia serão interditadas. A terceira faixa da BR, próxima às pistas do BRT, ficará, exclusivamente, destinada ao tráfego de veículos pesados (caminhões, carretas e ônibus) e veículos leves que se destinem a estabelecimentos ou residências às margens da rodovia.
Os veículos pequenos que não necessitem parar no trecho em obras, seguirão utilizando as faixas em concreto na extensão de cerca de mil metros, retornando, após isso, para faixa de rolamento.
Para garantir a segurança dos condutores e pedestres, agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e da Polícia Militar vão atuar no trecho que será parcialmente interditado.
Nas faixas de concreto, não será permitida a ultrapassagem entre veículos, que devem seguir na velocidade máxima a 40 km por hora até o final do desvio, no km 5,5, chegando a BR com a Rua Débora Calandrini (pouco antes da passarela de Águas Lindas). Um corredor lateral será destinado à circulação de pedestres e ciclistas. Sinaleiros vão orientar os transeuntes.
Quando forem concluídas as obras de drenagem e pavimentação no sentido Marituba, o trânsito será colocado novamente para a BR-316 e o desvio será utilizado para executar as obras de drenagem no mesmo trecho, mas do sentido oposto da rodovia (Marituba-Belém).
Fonte: Agência Pará