Pará

Trânsito na BR-316 é tranquilo no retorno do Carnaval. Confira!

Projeto de lei isenta o contribuinte do pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo.  Foto: Irene Almeida
Projeto de lei isenta o contribuinte do pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo. Foto: Irene Almeida

Pryscila Soares

Quem optou por pegar a estrada e retornar dos municípios do interior para Belém, após o feriado prolongado de Carnaval, encontrou o trânsito tranquilo na rodovia BR-316, na manhã desta quarta-feira (22).

O trânsito fluía com os veículos trafegando dentro da velocidade média no sentido de entrada da cidade, na altura da barreira do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Agentes do Detran aguardavam um aumento do fluxo de veículos retornando pela rodovia somente a partir das 12h em diante. Para organizar o movimento de retorno, o órgão de trânsito disponibilizou seis equipes, totalizando 12 agentes, que estavam posicionadas em diversos pontos estratégicos da via.

A “Operação Carnaval 2023”, do governo do Pará, iniciou na última sexta-feira (17) e encerrou ontem (22). Durante todo o período de Carnaval, foram realizadas ações ostensivas, preventivas e de fiscalizações simultaneamente em 75 localidades do Pará.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e contou com a parceria dos demais órgãos do Sistema de Segurança e órgãos municipais. Ao todo, participaram mais de 2 mil agentes de segurança, além de viaturas, aeronaves e embarcações para garantir mais agilidade às ações.

“Esperamos um maior fluxo de retorno a partir do meio-dia, tanto que as nossas equipes estão empenhadas em alguns pontos (da BR-316) e, se houver necessidade, vamos alterar o tempo de semáforo para garantir mais tempo no verde. Se tiver pessoas para atravessar, os agentes param o trânsito. O fluxo de saída da cidade começou desde quinta-feira (16) à tarde. Agora pela manhã está bem tranquilo”, informou a agente do Detran, Marcela Pinheiro.