A prefeitura decreta luto de três dias no município de Parauapebas, contados a partir deste domingo, 10 de dezembro.
O decreto é uma manifestação de profundo pesar e homenagem póstuma às vítimas do incêndio ocorrido nesse sábado, 9, que feriu várias pessoas e levou outras a óbito, no Acampamento Terra e Liberdade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), próximo a Palmares 2.
“A tragédia consternou a população de Parauapebas e, portanto, a gestão municipal externa todo o respeito aos familiares das vítimas”, destacou a prefeitura, em nota.
Ao menos nove pessoas morreram em um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pará, na noite de sábado (9). Segundo o movimento, um incêndio atingiu o local durante a instalação de internet, provocando uma descarga elétrica e explosão no local.
O MST afirmou neste domingo (10) que uma empresa de internet local, chamada G5 Internet, fazia a instalação do sistema desde as 14h de sábado quando, por volta das 20h, dois trabalhadores tentaram fixar uma antena. O aparelho teria entrado em contato com a rede de alta tensão da cerca do acampamento, provocando uma explosão. Alguns de barracos pegaram fogo.
Três pessoas da empresa e seis acampados do movimento morreram.