Pará

Tragédia em Tucuruí: o que se sabe sobre acidente com ônibus do IFPA

Há uma semana, um acidente envolvendo um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) acabou deixando quatro pessoas mortas.
Há uma semana, um acidente envolvendo um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) acabou deixando quatro pessoas mortas.

A Polícia Civil iniciou as investigações que vão apurar as circunstâncias do acidente envolvendo ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), que sofreu um grave acidente no último domingo, 26, em Tucuruí, deixando quatro pessoas mortas e dezenas de feridos.

O veículo conduzia estudantes e servidores do campus Castanhal que participariam da etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF), em Tucuruí. O acidente ocorreu perto de rotatória que dá acesso ao túnel da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O ônibus com a delegação transportava 40 passageiros, entre servidores e alunos do IFPA de Castanhal e Vigia.

As docentes Amanda Cristiani da Silva Costa e Suany Couto Teixeira Nunes, o técnico-administrativo Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles e o discente Paulo Vinícius da Silva Borges (aluno do curso Técnico em Informática, do IFPA Campus Avançado Vigia), morreram no acidente. Os corpos foram liberados nesta segunda-feira pela Polícia Científica do Pará aos familiares.

Paulo Vinícius da Silva Borges, aluno
Amanda Cristiane da Silva Costa
Amanda Cristiani da Silva Costa
Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles

O ônibus saiu de Castanhal às 7h da manhã de domingo e o acidente foi registrado por volta de 15h50 na PA-263.

Mais de dez ambulâncias foram deslocadas ao local, acompanhadas por equipes de segurança da barragem e da Polícia Militar, que organizaram o trânsito para facilitar os trabalhos de resgate e socorro.

Ao todo, 25 passageiros foram encaminhados para atendimento médico no Hospital Regional de Tucuruí (HRT). Todas as especialidades foram envolvidas no caso, como psicologia, serviço social, fisioterapia e médicos especialistas em traumatologia, neurocirurgia, cirurgia geral, vascular, entre outros.

Até a manhã de ontem, foram atendidas 25 vítimas, das quais 15 ainda continuam internadas. Entre essas, quatro estavam em estado grave. Também foram realizados sete procedimentos cirúrgicos para atender as necessidades mais urgentes dos pacientes.

LUTO E REPERCUSSÃO
Diante do trágico acidente, e o luto oficial que suspendeu as atividades acadêmicas por três dias, a partir de 27 de maio, o Instituto Federal do Pará comunicou o cancelamento da Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), que aconteceria de hoje, 27, à sexta-feira, 31, em Tucuruí.

A prefeitura local também decretou luto oficial de três dias.

Já o governador do Pará, Helder Barbalho, usou as redes sociais para lamentar o acidente e a morte das pessoas que estavam no ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) de Castanhal e Vigia, que se deslocavam para uma competição da instituição.

Na rede social, X, o governador fez uma declaração: “Presto toda a minha solidariedade aos familiares e amigos das quatro vidas que foram perdidas no grave acidente com um ônibus em Tucuruí, e reitero meu desejo de pronta recuperação aos feridos, que recebem atendimento no Hospital Regional de Tucuruí e também na estrutura municipal de saúde da região. Seguirei acompanhando o caso e as investigações sobre as circunstâncias do acidente”.