A Prefeitura de Santarém, por meio das equipes de saúde do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), está prestando todos os atendimentos necessários aos familiares e vítimas do atropelamento ocorrido na madrugada deste domingo, durante a realização da 28ª Caminhada de Fé com Maria. O prefeito Nélio Aguiar irá decretar luto oficial no município por três dias.
A Semtras está prestando todo atendimento aos familiares das vítimas fatais e garantiu o sepultamento.
O Hospital Municipal, por meio de nota, informou mais cedo sobre a situação das vítimas. A nota diz que o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo atendeu 14 romeiros de imediato com os protocolos de atendimento para pacientes com trauma. Desse total, cinco pessoas chegaram com o quadro bastante grave, uma mulher com politraumatismo não resistiu.
Quatro pessoas estão internadas. Das internadas, três estão no setor de estabilização e uma está na Clínica Cirúrgica. Os médicos plantonistas liberaram para casa nove pessoas após passarem por exames de imagem e avaliação e observação médica.
“Informamos ainda que o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o primeiro atendimento e constatou um óbito ainda no local do acidente. Neste caso, confirmamos dois óbitos até o momento – 1 no Hospital e 1 no local do ocorrido”, prossegui a nota.
O trecho da rodovia federal Santarém-Cuiabá (BR-163), onde ocorreu o atropelamento, está dentro da circunscrição da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi quem realizou a prisão do motorista. O condutor avançou sobre a barreira da PRF e tentou fugir.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transito (SMT) participou da ordenação do trânsito juntamente com PRF, Polícia Militar e Detran, fazendo acompanhamento da caminhada e a orientação do contra fluxo.