Pará

TRAGÉDIA EM SANTARÉM: Justiça mantém prisão de atropelador que matou mãe e filho

Sirlei estava embriagado quando atropelou os romeiros que estavam na procissão. Foto: redes sociais
Sirlei estava embriagado quando atropelou os romeiros que estavam na procissão. Foto: redes sociais

Sirlei Dantas Lira, de 37 anos, que estava dirigindo o carro que provocou o atropelamento de 16 pessoas e a morte de duas delas na madrugada deste domingo, 4, em Santarém, passou por audiência de custódia no Fórum da cidade e teve sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva.

Outros dois ocupantes do veículo foram liberados após darem depoimentos à polícia. Sirlei foi autuado por homicídio qualificado e ainda foi indiciado por embriaguez ao volante.

Na madrugada de domingo (04), por volta de 1h30, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CBM), além de órgãos municipais, realizavam a escolta de fiéis que participavam da procissão religiosa denominada “Caminhada de Fé com Maria”, onde milhares de pessoas saíram em procissão de Mojuí dos Campos (PA) e seguiam até a Praça da Matriz, no município de Santarém (PA), em um total de 37 km de percurso.

Nas imediações do 8º Batalhão de Engenharia de Construção na BR-163, um veículo modelo Fiat Strada, com os faróis apagados, avançou contra os policiais da PRF que realizam o controle de fluxo no local, resultando no atropelamento de 16 romeiros, sendo confirmado, até o momento, dois mortos, já identificados como mãe e filho.

Após o episódio, o condutor empreendeu fuga, sendo acompanhado imediatamente por uma viatura da PRF e da PM que os alcançou, realizando a sua prisão e de mais dois passageiros do veículo.

O condutor foi submetido ao teste do etilômetro, sendo constatado o resultado de 0,46 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, configurando o crime de trânsito. Os outros dois passageiros do veículo também foram submetidos ao teste, sendo constatado a embriaguez em ambos, com resultados de 0,46 mg/l e 1,02 mg/l.

Durante a averiguação, a equipe também encontrou uma pequena quantidade de maconha no interior do veículo. Os três homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município de Santarém, para a realização das medidas cabíveis. Eles foram identificados como Antônio José Costa Soares, o Gordo, 47 anos; Odair José Costa Soares, 48 anos, e Sirlei Dantas Lira, 37 anos, que dirigia o veículo.

As vítimas foram socorridas e conduzidas pelo Corpo de Bombeiros Militar e SAMU, que davam apoio à caminhada, até o Posto de Saúde Municipal de Santarém (PA).