Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho (MDB), confirmou a retomada integral do tráfego na ponte de Outeiro a partir desta sexta-feira, 30 de dezembro. Na prática, a estrutura passa a receber todo e qualquer tipo de fluxo de pessoas e veículos.
“Com as obras estando praticamente prontas, ficam liberados para passagem os veículos de carga pesada, coletivos, transporte privado, todo mundo podendo voltar à normalidade do uso da ponte, trazendo tranquilidade e é claro acesso facilitado para a população local”, confirma o chefe do Executivo Estadual na gravação.
A estrutura será oficialmente entregue pelo próprio governador já nos primeiros dias de janeiro. Há pouco menos de um ano, em 17 de janeiro de 2022, uma balsa transportando madeira atingiu um dos pilares de sustentação da ponte, fazendo com que a mobilidade ali precisasse interrompida de imediato. Posteriormente, o trânsito foi retomado com restrições, por questões de segurança.
Em 29 de janeiro, o governador assinou a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução. O projeto incluiu a construção de um mastro de 50 metros, que permitiu a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço que antes era de 60.
TRANSPORTE GRATUITO VAI ACABAR
Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) revelou que adotará as seguintes medidas a partir da reabertura da ponte: encerramento do serviço de transporte circular gratuito na ilha, implantação provisória da linha direta Outeiro/São Brás, no horário de pico, implantação provisória da linha Outeiro/Mangueirão, no horário de entrepico e implantação provisória da linha Icoaraci/Ver-o-Peso, saindo de Outeiro.
A ponte do Outeiro entrou em obras em janeiro deste ano quando teve um dos pilares de sustentação destruído por uma embarcação. O governo do Estado trabalha, desde então, para entregar uma nova estrutura, construída pelo sistema de estais, semelhante as duas pontes da Alça Viária.