O Governo do Pará entregou neste sábado (16) oito totens de segurança em vias do município de Marabá, no sudeste paraense. O novo equipamento, instalado na orla “Sebastião Miranda”, foi entregue no município pelo governador Helder Barbalho.
A importância da entrega dos novos equipamentos de segurança pública na Região de Integração Carajás foi destacada pelo governador. “Neste momento são novas viaturas que estão sendo entregues para a Polícia Militar, além da implantação de totens de segurança, que estão localizados de maneira estratégica nos principais pontos de concentração de pessoas, com monitoramento de câmeras e contato direto com a central de atendimento ao cidadão em caso de emergência, que é o 190 do Ciop, reforçando ainda mais o atendimento. Os investimentos demonstram, mais uma vez, que a tecnologia está a favor do sistema de segurança para promover paz para a população”, enfatizou Helder Barbalho.
O chefe do Executivo acrescentou ainda que outros investimentos já foram feitos, como “a implantação da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), que atua com o que há de mais elevado nível especializado de segurança na Polícia Civil, e agora passa a ter uma estrutura permanente nas regiões Sul e Sudeste para reforçar a presença da Polícia Civil. Então, é mais segurança para o município de Marabá. Realmente, os investimentos melhoram muito a segurança da cidade e trazem mais a tranquilidade à população”, disse o governador.
A iniciativa visa fortalecer e descentralizar os investimentos em segurança pública no Pará, dentro do Projeto “Cidades Inteligentes”, que fortalece a parceria com os municípios, a fim de potencializar as ações preventivas de segurança por meio do uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial.
Estratégia – Os oitos equipamentos estão em pontos estratégicos do município, atendendo aos critérios de maior visibilidade e circulação pública, para garantir mais agilidade nas ocorrências de urgência e emergência, além de facilitar a circulação de informações estratégicas entre as forças de segurança que atuam na região.
Cada totem possui quatro câmeras fixas, que garantem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado, além de uma câmera dome, permitindo ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse, além de uma câmera frontal próxima ao botão de emergência, para que o usuário possa interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Ciop, o qual poderá acionar uma equipe policial e enviar a viatura mais próxima até o local indicado. O equipamento pode ainda emitir alertas sonoros em situações emergenciais.