Pará

Tomé-Açu ganha status de Estância Turística; saiba mais

A cidade de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, foi classificada pelo Governo do Pará como estância turística para o Estado. Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará
A cidade de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, foi classificada pelo Governo do Pará como estância turística para o Estado. Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

A cidade de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, foi classificada pelo Governo do Pará como estância turística para o Estado. Agora, o município gozará de todos os benefícios concedidos pela legislação vigente.

O título é dado às cidades que possuem infraestrutura e serviços direcionados para a atividade turística. Desta forma, elas recebem do governo uma verba destinada especificamente para esse fim.

Tomé-Açu, no caso, cumpriu os requisitos estimulados pela lei para receber os benefícios, garantindo, por exemplo, manter uma relação sustentável com o meio ambiente, preservando os recursos naturais e, ao mesmo tempo, assegurar condições de infraestrutura de lazer para receber os turistas.

A cidade tem pouco mais de 67,5 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE.

Tomé-Açu era um distrito de Acará e considerado uma aglomeração urbana importante do município.

Em 1952, os habitantes de Tomé-Açu iniciaram um movimento de emancipação política. O Governador do Estado, através da Lei nº 1.12 7 de 10 de maio de 1955, autorizou a criação do município de Tomé-Açu, com um conjunto de novos municípios e nomeação de novos prefeitos, porém o Supremo Tribunal Federal declarou a lei inconstitucional em 4 de outubro de 1955.

Quatro anos mais tarde, em 17 de março de 1959, o Governo do Estado promulgou uma nova Lei, a de nº 1.725, a mesma que conseguiu para Tomé-Açu sua elevação à categoria de município do Estado.

A Câmara Municipal de Acará, em 9 de julho de 1959 aprovava o Projeto de Resolução nº 1 de autoria do vereador Zeferino Santos Maciel que, autorizava o Governador do Estado a desmembrar a área, hoje pertencente ao município de Tomé-Açu. Assim, no dia 1º de setembro de 1959, foi instalado oficialmente pelo Governador Luis Geolás de Moura Carvalho, o município de Tomé-Açu.