Pará

TJPA condecora personalidades com medalha comemorativa

Os 150 anos da instalação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) foi celebrado no sábado (3), dia da fundação da instituição, no Theatro da Paz, em Belém. Foto Wagner Santana/Diário do Pará.
Os 150 anos da instalação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) foi celebrado no sábado (3), dia da fundação da instituição, no Theatro da Paz, em Belém. Foto Wagner Santana/Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

Os 150 anos da instalação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) foi celebrado no sábado (3), dia da fundação da instituição, no Theatro da Paz, em Belém. A solenidade reforçou a relevância do Judiciário durante todo esse tempo, assim como condecorou desembargadores em atividade e aposentados, personalidades e instituições civis e militares que contribuíram e ainda atuam em cooperação com o TJPA na aplicação do Estado Democrático de Direito.

Ao todo, 96 personalidades foram condecoradas com a medalha comemorativa pelos 150 anos do TJPA, entre os quais a vice-governadora Hana Ghassan, o deputado estadual Francisco Melo, o desembargador Alex Centeno, entre outros. Além deles, estavam na lista de homenageados o governador Helder Barbalho, o ministro das Cidades Jader Filho, os ministros do Superior Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin, mas que não puderam comparecer à cerimônia.

“Ao longo destes 150 anos, a relevância do nosso Judiciário passou por mãos de muitos desembargadores, mas também de muitas autoridades. Todos estes ajudaram o nosso Tribunal a se consolidar como o instrumento do Estado Democrático de Direito, garantidor da Justiça de toda a população paraense e assim será por muitos anos”, declarou a desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, presidente do TJPA.

IMPORTÂNCIA

Condecorado e sendo um dos novos magistrados do Judiciário, o desembargador Alex Centeno destacou a importância do Tribunal. “O TJPA se atualiza de maneira constante, sempre se modernizando com as novas tecnologias para garantir que os direitos alcancem a todo o Estado. Por isso, receber essa condecoração é uma honra pela importância histórica do judiciário e um compromisso com o futuro”, disse o desembargador.

A cerimônia também envolveu a entrega da premiação dos três alunos da rede pública que venceram o concurso estadual de redação promovido pela TJPA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Foram 1.075 alunos, que desenvolveram o tema, TJPA 150 – garantindo acesso à Justiça. O vencedores receberam notebooks e medalhas e as respectivas escolas ganharam equipamento datashow.

“A atuação do nosso Judiciário também envolve esse processo educacional aos nossos jovens, que é estimular a leitura e pesquisa sobre nossa atuação para conhecer e saber que garantimos direitos a todas as pessoas, em qualquer geração e condição”, concluiu a desembargadora Maria de Nazaré Gouveia.