TERRA TREMEU

Terremoto de 4.2 é sentido por moradores em Parauapebas

A região próxima ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará, registrou dois abalos sísmicos de magnitude 4.2 mB.

A região próxima ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará, registrou dois abalos sísmicos de magnitude 4.2 mB
A região próxima ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará, registrou dois abalos sísmicos de magnitude 4.2 mB. Foto: Maycon Nunes/Agência Pará

A região próxima ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará, registrou dois abalos sísmicos de magnitude 4.2 mB nas últimas 24 horas.

O primeiro tremor ocorreu às 21h03 do dia 9 de julho e foi sentido por moradores da região. O segundo aconteceu às 06h46 da manhã desta quinta-feira (10). Ambos os eventos foram detectados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN.

Até o momento, em 2025, o estado do Pará já contabiliza cinco tremores de terra, com magnitudes variando entre 2.3 e 4.3.

📉 Tremores no Brasil são comuns?

Sim. Tremores de menor magnitude, como esses, são relativamente comuns no território brasileiro. Em geral, são causados por pequenas fraturas na crosta terrestre, provocadas por pressões geológicas.

Entenda a Escala que Mede a Força dos Terremotos

Por muito tempo, os terremotos foram medidos pela famosa Escala Richter, criada nos anos 1930. Hoje, no entanto, os cientistas usam principalmente a Escala de Magnitude de Momento, que fornece uma medição mais precisa e confiável da intensidade de um tremor.

🔬 O que é a Magnitude de Momento?

Ela leva em conta o momento sísmico, ou seja:

  • O quanto a crosta terrestre se deslocou no terremoto;
  • O tamanho da falha geológica (a área onde ocorreu a ruptura);
  • A força necessária para superar o atrito e gerar esse deslocamento;
  • A energia liberada em forma de ondas sísmicas.

Quanto maior o deslocamento e o atrito, maior será a magnitude. Por isso, essa escala é mais confiável, especialmente para terremotos muito fortes, que a escala Richter não conseguia medir com precisão.

📉 Como os terremotos são detectados?

Os tremores são registrados por sismógrafos, aparelhos que usam um sistema de mola e pêndulo para detectar vibrações da Terra. Eles produzem gráficos chamados sismogramas, que mostram a força e duração das ondas sísmicas geradas pelo terremoto.

📡 Sobre o monitoramento sísmico

A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O sistema conta com quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país e é operado em parceria com universidades federais e centros de pesquisa, como o LabSis/UFRN, o Obsis/UnB, o Centro de Sismologia da USP e o próprio Observatório Nacional.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.