Pará

Terreiro celebra Mariana e oferta emissão de documentos em Outeiro

Às 17h, um dos momentos mais aguardados por todos os convidados presentes na celebração ocorrerá com o “Tambor para a Cabocla Mariana”.
Às 17h, um dos momentos mais aguardados por todos os convidados presentes na celebração ocorrerá com o “Tambor para a Cabocla Mariana”.

Diego Monteiro

O terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana dá início, hoje, à 13ª Festividade à Cabocla Mariana, no distrito de Outeiro, em Belém. O evento, que acontece a partir das 8h, promete uma programação repleta de atividades de cidadania, além de homenagear a Cabocla Mariana, figura espiritual bastante cultuada nas religiões de matriz africana, principalmente do norte e nordeste do país.

O evento é um momento de integração comunitária, proporcionando acesso a diversos serviços, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos e médicos, palestras, distribuição de panfletos sobre violência de gênero, entre outras atividades. O evento busca oferecer bem-estar e cidadania.

GRATIDÃO

Às 17h, um dos momentos mais aguardados por todos os convidados presentes na celebração ocorrerá com o “Tambor para a Cabocla Mariana”. Trata-se de uma cerimônia, um momento que tem como objetivo expressar gratidão para a entidade espiritual pela ajuda prestada às pessoas que a procuram, buscando conforto e auxílio em suas vidas.

A tradição é celebrada há 13 anos, graças ao empenho da Mãe Suely de Iansã, ialorixá da Casa. Para a sacerdotisa, a ocasião deve ser comemorada sempre. “É mais de uma década trabalhando com a comunidade, oferecendo diversos benefícios. Isso conversa com o que a dona Mariana é: uma espiritualidade caridosa que ajuda as pessoas e se preocupa com a humanidade”, afirma.

Filha da entidade, Suely de Iansã destaca a importância dela em momentos de doença e afirma que Mariana está sempre pronta para amparar seus filhos. “Ela é uma mãe maravilhosa e presente, que atua na linha de cura, trazendo saúde e bem-estar para os seus filhos. Em qualquer situação de aflição, pode-se recorrer à cabocla Mariana, que ela estará presente”, conta.

A realização da 13ª Festividade à Cabocla Mariana é fruto da parceria entre o terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana com diversos órgãos públicos, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), a Comissão de Mulheres e Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Pará (OAB/PA), a Mandata Coletiva Bancada das Mulheres Amazônidas e a vereadora Bia Caminha.

Mais informações pelo @terreirorecantodosorixas (Instagram)