O bairro da Terra Firme, em Belém, que já foi conhecido pelos altos índices de crimes violentos, vive uma nova realidade. Há 144 dias, o bairro não registra nenhuma ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os delitos de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.
Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (14), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), a última ocorrência de CVLI foi registrada no dia 21 de outubro de 2022.
As ações de segurança pública sempre iniciam com um levantamento de inteligência e planejamentos estratégicos para que, possamos iniciar as ações de choque operacional dando cumprimento a mandados de prisão, abordagens, a fim de pacificar as áreas e permitir que os serviços cheguem para a população e a paz seja mantida, foi o que realizamos desde o ano de 2019 em todos os bairros que fazem parte do TerPaz, para que hoje estivéssemos alcançando dados positivos, destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Os números demonstram que estamos no caminho correto, inclusive com mais de 100 dias sem crimes violentos na Terra Firme, seguida por reduções e estabilidade nos outros bairros que fazem parte do TerPaz. Todas as ações ostensivas e integradas, junto aos investimentos, inclusive com a implantação das Usinas da Paz, contribuem diariamente para essas reduções que estão sendo construídas ao longo dos últimos quatro anos. Nós seguiremos trabalhando de forma integrada aos outros órgãos do Estado e certamente iremos melhorar muito mais esses indicadores em todos bairros”, afirmou Ualame Machado.
Mais reduções
Além da Terra Firme, outros bairros contemplados pelas Políticas Públicas do Territórios pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado, que desenvolve ações de segurança pública e combate à vulnerabilidade social, também apresentam resultados positivos no combate à violência, a exemplo do Benguí em Belém, que está há mais de 70 dias sem registro de crimes violentos. E ainda, segundo os dados divulgados, durante o período de 1° de janeiro a 12 de março de 2023, os bairros do Guamá e Jurunas, apresentaram redução de 83% e 40% no CVLI, respectivamente.
“A constatação desse quadro de redução dos indicadores de criminalidade alcança toda a Região Metropolitana de Belém, porém, verificamos que ela é bem acentuada nos bairros que foram contemplamos pela Política Pública Territórios pela Paz, e a Terra Firme é um exemplo destacado disso, tanto é que desde o início do lançamento do TerPaz ele está incluído no programa que iniciou com o choque operacional, depois seguiu com a atuação integral quando a Segurança Pública se juntou as ações de inclusão social promovidas pela Seac, avançando ainda mais com a entrega da Usina da Paz no bairro, que é vizinho ao Guamá, onde também estão sendo desenvolvidas ações, garantindo reduções na criminalidade em toda essa área, que são resultado das ações policiais e sociais que fazem parte da Polícia Pública”, explicou Luciano de Oliveira, Secretário Adjunto Operacional da Segup.
Redução no crime de roubo
Outros números que seguem com redução são referentes aos crimes de roubo, onde todos os bairros contemplados pelo TerPaz na Região Metropolitana de Belém apresentaram queda nos indicadores, no período de 01 de janeiro a 12 de março se comparado ao mesmo período de 2022. No Bengui a redução chegou a 49%, na Cabanagem a 44%, no Jurunas/Condor a queda foi de 38%, o Guamá alcançou 34% de redução; enquanto que na Terra Firme, Icui-Guajará e no Centro de Marituba a queda foi de 26%, 21% e 11%, respectivamente.
As reduções que vêm sendo atestadas desde o início das ações com o choque operacional em 2019 pela Segurança Pública seguem sendo percebidas como resultado da ampliação no número de efetivos, viaturas, equipamentos modernos e ações de inteligência e diversas ações ostensivas implementadas na Região Metropolitana de Belém e em todo o estado.