Pará

Terminal de Belém movimentará 30 mil neste fim de ano

Os festejos do final do ano, Natal e Réveillon, estão chegando e a perspectiva de comemorar o período fora do Estado é grande. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Os festejos do final do ano, Natal e Réveillon, estão chegando e a perspectiva de comemorar o período fora do Estado é grande. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

Os festejos do final do ano, Natal e Réveillon, estão chegando e a perspectiva de comemorar o período fora do Estado é grande. A afirmação é da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário Turístico (Sinart), organização responsável pela administração e funcionamento do Terminal Rodoviário de Belém, que espera que um grande número de passageiros passe pelo local rumo aos principais destinos do Estado e outras regiões do Brasil.

A expectativa da Sinart se baseia nos dados apresentados por ocasião deste mesmo período no ano passado. Segundo a organização, passaram pelo terminal durante o Natal 14 mil pessoas, enquanto no Réveillon foram 16 mil passageiros, que buscaram como os principais destinos para os festejos, Bragança, Curuçá, Marudá, Mosqueiro e Vigia, no Pará, enquanto que fora do Estado para Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Luís.

Essa expectativa é confirmada pelas empresas de ônibus e vans, que funcionam dentro do terminal. De acordo com o funcionário de uma empresa que realiza viagens para Marudá, um dos principais destinos do Estado, a procura pelo local já começou e, baseado no passado, mais veículos serão adicionados à rota no período festivo para atender a demanda.

“Se a empresa trabalhasse com compra antecipada, tenho certeza que teriam muitas reservas. Mas, a empresa no período do Natal e Ano Novo vai colocar mais vans e as viagens, que normalmente saem por hora, terão apenas 30 minutos de intervalo”, afirmou Márcia Reis, atendente.

A mesma busca tem acontecido aos destinos fora do Pará que, segundo os guichês das empresas que realizam as viagens, as em dias que antecedem os festejos já estão praticamente lotadas.

“Muitos passageiros estão comprando antecipadamente as passagens, principalmente para o Ano Novo, inclusive o bilhete de volta. A empresa já estuda a possibilidade de aumentar a frota, principalmente aos destinos mais procurados para poder atender a demanda, que ainda vai aumentar quando essas datas se aproximarem mais”, declarou Robson Dias, atendente.

Os destinos mais procurados para dentro do Estado são:
• Mosqueiro;
• Bragança;
• Marudá;
• Vigia
• Curuça
E para fora do Estado são:
• São Luis;
• Natal
• Fortaleza;
• Recife;
• Rio de Janeiro.