O novo arcebispo coadjutor de Belém, Dom Julio Endi Akamine, tem chegada prevista à capital paraense no dia 19 de maio, às 20h20, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. De acordo com a Arquidiocese de Belém, haverá uma programação especial de acolhida ao religioso, que assumirá o posto de arcebispo titular após a renúncia de Dom Alberto Taveira, prevista para o dia 26 de maio.
A recepção contará com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, de um grupo folclórico, e, em seguida, ocorrerá o deslocamento até a residência episcopal, localizada na Travessa Dr. Moraes, no bairro de Nazaré. Lá, Dom Julio será recebido com o coro da Guarda de Nazaré e receberá a imagem da padroeira dos paraenses.
Sucessão na Arquidiocese de Belém
A nomeação de Dom Julio ocorre a pedido de Dom Alberto Taveira, que, ao se aproximar dos 75 anos de idade, segue o que determina o Código de Direito Canônico (Cân. 401 – §1): bispos devem apresentar seu pedido de renúncia ao Papa ao atingirem essa idade. Cabe ao Santo Padre avaliar e decidir o momento de aceitação da renúncia.
Dom Alberto continuará à frente do governo pastoral da arquidiocese até que a renúncia seja formalmente aceita pelo Papa. Ao se tornar Arcebispo Emérito, Dom Julio assumirá automaticamente como Arcebispo Titular de Belém. Até lá, Dom Alberto seguirá em pleno exercício das funções, como tem feito nos últimos 15 anos à frente da Arquidiocese e ao longo de seus 33 anos de episcopado, sendo 28 como arcebispo.
Quem é Dom Julio Endi Akamine?
Dom Julio Endi Akamine, SAC, nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP). Ingressou no seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 1975 e foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988. É mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Ao longo de sua vida sacerdotal, exerceu várias funções: vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Maior Palotino em Curitiba, professor de teologia e Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo (2008–2011).
Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 4 de maio de 2011 e ordenado em 9 de julho do mesmo ano, atuando como Vigário Episcopal da Região Lapa. Em 28 de dezembro de 2016, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Sorocaba pelo Papa Francisco, sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo da arquidiocese. Atualmente, é também bispo referencial da Pastoral da Educação.
Seu lema episcopal é: “Bonum Facientes Infatigabiles” – “Não vos canseis de fazer o bem.”
Entenda as titulações e funções eclesiásticas
- Arcebispo Coadjutor: Bispo nomeado pelo Papa para auxiliar e suceder automaticamente o arcebispo titular. A sucessão ocorre sem necessidade de nova nomeação, no momento da renúncia, aposentadoria ou falecimento do arcebispo em exercício.
- Arcebispo Emérito: Título dado ao arcebispo que se aposenta, seja por idade (aos 75 anos) ou por questões de saúde. Ele deixa o governo da arquidiocese, mas pode continuar exercendo atividades pastorais, celebrações e orientação espiritual, se desejar e sua saúde permitir.