A semana começa com forte chuva e condições de alerta/perigo nas regiões Norte e Nordeste. Na Grande Belém, a segunda-feira amanheceu chuvosa e com o tempo fechado pelo menos até às 11h com chuvas isoladas.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atua entre a Bahia e o Amazonas, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) afeta o Amapá e a costa norte do Nordeste.
Nesta segunda-feira (13), o tempo será instável, com nuvens carregadas e possibilidade de chuva a qualquer momento, além de risco elevado de temporais. Como o solo já está saturado, há grande chance de transtornos, especialmente nas regiões que acumulam grandes volumes de chuva em curto período, como Maranhão, Piauí, sul do Ceará, Pernambuco, centro-sul do Pará, sul do Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Bahia.
A combinação de calor e umidade, impulsionada pela circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, além da presença de um cavado em Minas Gerais, mantém a condição de temporais no centro-norte e noroeste mineiro. O Espírito Santo também está em alerta devido à possibilidade de pancadas de chuva fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h. Já em São Paulo e Rio de Janeiro, as condições são mais típicas de verão, com chuvas mais irregulares; na cidade de São Paulo, não há expectativa de chuva, enquanto no Rio de Janeiro as pancadas devem ser rápidas. O interior dos dois estados deve ficar em alerta no período da tarde.
No Sul e Mato Grosso do Sul, a chuva será mais irregular, com risco elevado de temporais no extremo norte de Mato Grosso do Sul. Áreas próximas a Mato Grosso e Goiás também estão em alerta. A umidade, combinada com as temperaturas mais altas, favorece a formação de núcleos de chuva no centro-sul, leste e nordeste do Paraná, e no centro-norte e leste de Santa Catarina. O dia será de pancadas moderadas a fortes, principalmente à tarde. Já no interior do Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, o calor será intenso, com umidade do ar abaixo de 30%.
Atenção!
Até quarta-feira (15) e quinta-feira (16), a chuva seguirá intensa e frequente, principalmente na Bahia, Sergipe, sertão de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e grande parte do Pará. Por outro lado, a chuva perderá força entre Alagoas e Rio Grande do Norte. O calor aumentará e a umidade diminuirá no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem alcançar até 35-37°C até meados da semana. No Sudeste, as tardes ficarão mais quentes e as pancadas de chuva de verão retornarão gradualmente, com alto potencial de temporais, especialmente em São Paulo, a partir de quinta-feira.
Com informações do Climatempo