Depois de semanas marcadas por pancadas de chuva quase diárias no final das tardes e noites em Belém, um padrão diferente foi percebido nos últimos dias: o céu nublado nas manhãs, o aumento do calor ao longo da tarde e a ausência de chuva. A mudança chamou atenção e levanta a pergunta: ‘o verão amazônico chegou de vez?’.
Segundo Adriroseo Raimundo Alves dos Santos, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, a resposta é um pouco mais complexa. “Estamos em um período naturalmente menos chuvoso, que vai de junho até dezembro. Mas este ano temos uma situação bem particular: estamos sob neutralidade climática, ou seja, sem a influência direta do El Niño ou La Niña, o que torna a dinâmica da atmosfera mais sensível”, explicou.
A principal explicação para o comportamento recente do tempo em Belém é de um fator que veio enriquecer a dinâmica da atmosfera: a temperatura das águas do Atlântico Equatorial, especialmente na faixa costeira do nordeste paraense.
“Essa faixa está mais aquecida do que o normal, o que favorece o acúmulo de umidade na atmosfera, formando os ventos alísios – que sopram do leste para o continente; essa umidade encontra o calor da tarde e sobe rapidamente, formando nuvens verticais, que são as responsáveis pelas chuvas rápidas e localizadas”, detalhou sobre como são formadas as chuvas principalmente no nordeste paraense e na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Embora a normal climatológica para julho registre uma média de 156 milímetros (mm) de chuva em Belém, já foram acumulados 177 mm apenas entre os dias 1º e 16 deste mês, índice acima do esperado.
Previsão para os próximos dias
No entanto, nos dias 14 e 15, a capital não registrou precipitação, e para esta sexta-feira (18), a previsão é de tempo para a RMB é que esteja parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca entre 17h e 18h, e apenas 15% de chance de ocorrência. As temperaturas devem variar entre mínima de 24°C, média de 24ºC e 33°C para a máxima nas primeiras horas da tarde – por volta das 14h –, com sensação térmica de 29°C.
No sábado (19), o panorama segue semelhante: dia quente, com mínima de 24°C e máxima de 33°C. A probabilidade de chuva aumenta ligeiramente à tarde, com possibilidade de pancadas fracas a partir das 15h. Já no domingo (20), o cenário muda. “A tendência é de aumento na nebulosidade e probabilidade de chuva fraca mais generalizada, especialmente entre 14h e 18h, com chance de 75%”, antecipa o meteorologista.
Intensificação do Verão Amazônico
Ainda segundo o Inmet, a previsão é de que o verão amazônico se intensifique em agosto e setembro. As médias históricas mostram uma redução gradual das chuvas até outubro, com aumento novamente em dezembro. São esperados: “em agosto, 151.4 mm; setembro, 120.1 mm; outubro, 135.8 mm; e em dezembro, 283.5 mm”, pontuou.