Têm novidades na sua RBATV!

Agenor Santos e Daiane Balbinot, apresentadores do programa Bora Cidade, da RBATV. Foto: Octavio Cardoso/Diário do Pará
Agenor Santos e Daiane Balbinot, apresentadores do programa Bora Cidade, da RBATV. Foto: Octavio Cardoso/Diário do Pará

Luiz Flávio

O jornalismo da RBATV entra numa nova fase, a partir de amanhã (13), com a mudança e remanejamento de apresentadores, que vão renovar ainda mais a programação. Entretanto, a qualidade, a credibilidade e a agilidade editorial, características principais dos programas, mantêm-se.
A jornalista Nathália Kahwage retorna à emissora no programa RBA Urgente, no horário das 17h30 às 18h40. Já a apresentadora Daiane Balbinot sai do Jornal RBA e passa a apresentar o Bora Cidade, juntamente com Agenor Santos, no horário de 11h50 às 13h30 (segunda à sexta) e das 12h às 12h45 aos sábados. Quanto à jornalista Carol Bambo, que apresentava o Bora Cidade, ocupa agora a bancada do Jornal RBA, no lugar de Daiane, no horário de 18h40 às 19h20 (segunda a sábado).
Nathália Lima Kahwage, 36 anos, teve seu primeiro emprego com carteira assinada na RBA há 17 anos. “Eu era repórter e também apresentava o jornal RBA, no rodízio que havia na ausência da então apresentadora da época, a Caroline Nogueira. Fiquei por dois anos na RBATV e saí para fazer intercâmbio; depois fui para São Paulo fazer a minha especialização”, relembra.

Nathália Kahwage, apresentadora do RBA Urgente. Foto: Octavio Cardoso / Diário do Pará

A expectativa, segundo ela, é começar essa nova fase na emissora praticando um jornalismo dinâmico, em tempo real, com muitas entrevistas ao vivo e um senso crítico, diante dos fatos de repercussão, que precisam de maior contextualização e análise.
“Todo desafio é um estímulo para mim, ainda mais se for dentro da minha área de atuação, que é a comunicação. Tenho experiência longa em TV, passei por algumas emissoras da capital paraense e de outras cidades brasileiras, como São Paulo. Fui produtora, editora, repórter, apresentadora, e alio a técnica jornalística ao olhar crítico e aprofundado do pensamento da academia, já que atualmente faço doutorado pela UFPA”, resume. “É um jornalismo protagonizado por uma âncora mulher, que seja dinâmico, informativo e possa dialogar, principalmente, com um público que é forte, durante o horário do RBA Urgente, que são as mulheres”, complementa.

BORA CIDADE
Daiane Balbinot, 40, confessa que ficou surpresa com as mudanças e aceitou o desafio. “O Jornal RBA já tinha se tornado a minha maior conquista profissional, pois foram 13 anos no posto de apresentadora e editora do telejornal. Ir para o Bora Cidade me tira da zona de conforto. Terei a responsabilidade de comentar as reportagens, com muita imparcialidade e sempre acrescentando fatos novos nas notícias”, analisa.
A ideia, segundo ela, é explorar sua faceta mais versátil e descontraída. Ela acredita que a experiência do Agenor Santos nesse formato de programa vai ajudar bastante na transição. Vamos nos esforçar ao máximo para ser uma parceria de sucesso. “Quero muito trazer o público da noite do jornal, para nos assistir na hora do almoço. A programação da RBA está cheia de bons jornalistas, profissionais responsáveis em levar a notícia da melhor e mais simples forma”. Daiane começou na empresa em abril de 2004, como repórter de esportes na equipe do saudoso jornalista Toninho Costa.

Cada dia mais próxima do espectador

Ana Carolina Palmeira, ou “Carol Bambo”, 36, atua na RBA há 2 anos, contratada para apresentar o programa Bora Cidade. “Todo esse período foi muito especial, porque criamos o programa do zero. Ali eu cresci muito como profissional e ganhei muito carinho do público.
Ela se disse “grata e honrada” quando soube da mudança. “Afinal é o Jornal RBA, uma das maiores audiências da casa, um jornal de muita credibilidade. Então, minhas expectativas são as melhores possíveis. Acho que a mudança vem em um momento que a emissora se renova e está cada dia mais próxima do telespectador”.

Carol Bambo, nova apresentadora do Jonal RBA. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará

Já o veterano apresentador Agenor Santos vê as mudanças como mais um desafio na sua carreira. “Em menos de 2 anos, a RBATV nos coloca num novo desafio agora dividindo a apresentação do Bora com a Daiane Balbinot. Em outros momentos já trabalhamos juntos por diversas vezes, mas agora o desafio será maior de trabalharmos juntos todos os dias”
Apesar de ansioso, Santos afirma estar seguro de que “continuará desempenhando o mesmo papel de levar diariamente ao telespectador a melhor da informação”. Agenor começou na RBATV em 2012 à frente do Barra. Em 2017 mudou de emissora e retornou em 2021 para compor ao time de apresentadores do Bora Cidade, junto com Carol Bambo. O programa estreou em maio de 2021.

Qualidade também é foco da emissora

Camilo Centeno, vice-presidente do Grupo RBA, justifica que as mudanças são necessárias para que a emissora continue crescendo cada vez mais no seu conteúdo e, consequentemente, na sua audiência. “A Rede Bandeirantes vem, ao longo dos últimos anos, ampliando sua programação e trazendo para a grade nacional excelentes produtos que vêm se refletindo em grandes audiências, e a RBA vem se adequando a essa nova realidade”.
A realocação de jornalistas na grade de programação e a vinda de novos profissionais à emissora serve para oxigenar a programação. “Junto a isso pretendemos ampliar ainda mais a convergência entre todos os veículos do grupo incluindo a TV, as rádios, o jornal e o nosso portal DOL, que hoje é líder em audiência e um dos maiores da Região Norte e do País. Queremos profissionais ecléticos e que trabalhem nas várias plataformas existentes hoje ao mesmo tempo”, justifica.
Centeno diz que o telespectador sentirá na nova programação, que começa amanhã uma mudança de peças, mas com a ampliação da qualidade do que é transmitido. “Nosso objetivo permanece inabalável: investir cada vez mais em softwares e equipamentos de ponta mas, principalmente, em pessoas que pratiquem um jornalismo inteligente e moderno. Sem esses profissionais nada teria sentido”, pontua.