ENERGIA VERDE

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS: Banco da Amazônia financia energia limpa

Quer economizar na conta de luz? Veja como financiar energia solar pelo Banco da Amazônia.

De acordo com o gerente executivo empresarial da instituição, Luiz Lourenço de Souza Neto, o FNO Energia Verde foi estruturado para atender à crescente demanda por alternativas sustentáveis na Região Amazônica. FOTO: ALBERTO BITAR
REVISTA AGROPARÁ / AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL: Para esta edição da revista Agropará, do dia 26/06, entrevistamos Luiz Lourenço (gerente executivo de pessoa física do Banco da Amazônia) sobre os benefícios da Agropecuária Sustentável e as linhas de financiamento disponibilizadas pelo Banco da Amazônia para o segmento.

Pará - A adoção de soluções de eficiência energética e energias renováveis podem, e devem ser pensadas desde o projeto de engenharia e arquitetura. Neste sentido, as pessoas físicas que planejam investir em fontes de energia sustentáveis em suas residências podem encontrar no Banco da Amazônia linhas de financiamento com condições competitivas de mercado. A iniciativa visa incentivar a adoção de fontes de energias renováveis na região, com destaque para o FNO Energia Verde, uma linha de crédito criada especificamente para esse objetivo.

O portfólio de linhas de financiamento do Banco da Amazônia abrange diversas tecnologias de energia renovável. Embora a energia solar, especialmente os sistemas fotovoltaicos, seja a opção mais procurada devido às próprias características da Região Amazônica, o financiamento também contempla outras fontes, como biomassa, biogás e eólicas.

Operadas pelo Banco da Amazônia, as linhas de financiamento do FNO Energia Verde são voltadas tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas interessadas em investir em energias renováveis. Neste sentido, o programa vem facilitando o acesso a sistemas fotovoltaicos e outras tecnologias sustentáveis. No caso da energia solar, especificamente, pode ser financiada a aquisição e instalação dos equipamentos, com base no projeto de empresas especializadas.

O gerente Executivo Empresarial do Banco da Amazônia, Luiz Lourenço de Souza Neto, aponta que as condições oferecidas pela instituição são projetadas para serem acessíveis e flexíveis. “As linhas verdes disponíveis em nosso portfólio permitem financiar esse tipo de aquisição com prazo de até 84 meses, incluída uma carência de até seis meses, dependendo da capacidade de pagamento de cada cliente”, esclarece.

TAXAS

As taxas de juros, que são divulgadas mensalmente pelo Banco Central do Brasil, podem ser pré ou pós-fixadas, variando de 10,02% a 13,95% ao ano. Luiz Lourenço reforça, ainda, que as condições são ainda mais favoráveis para clientes de menor porte. Além disso, o Banco da Amazônia também oferece condições de prazo diferenciadas para mulheres, reforçando o compromisso com a inclusão e a diversidade.

Para ter acesso a essas linhas de crédito, é preciso seguir três etapas clássicas do crédito: cadastro, verificação do limite de crédito, e contratação e liberação do crédito. A documentação essencial para iniciar a solicitação inclui documentos de identificação; comprovantes de residência; comprovantes de renda; projeto de implantação do sistema de energia emitido por uma empresa especializada autorizada pela concessionária; e autorização para implantação do sistema.

“Nossos gerentes gerais das agências e gerentes de relacionamento estão à disposição do público para detalhar tudo que é necessário de modo a levar a efeito a obtenção do crédito. Procure a agência mais perto de você ou entre em contato com nossos canais de relacionamento nas redes sociais”, orienta o gerente executivo.

ENERGIA VERDE

Como funciona?

O Energia Verde é um financiamento especial para:

l Painéis solares para residências, empresas e propriedades rurais;

l Baterias para o armazenamento de energia;

l Outras soluções sustentáveis para reduzir o consumo de eletricidade.

Benefícios reais:

l Redução de até 95% na conta de luz;

l Energia limpa, que não polui o meio ambiente;

l Valorização do imóvel, com um diferencial sustentável na propriedade;

l Pagamento facilitado e taxas diferenciadas.

Fonte: Banco da Amazônia.