Pará

Técnico em agronegócios recebe Troféu Agropará 2023

O funcionário público federal, Fernando Mendes, foi um dos vencedores do IX Prêmio Agropará 2023, na Categoria Destaque Técnico em Agronegócios no Pará 2023. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
O funcionário público federal, Fernando Mendes, foi um dos vencedores do IX Prêmio Agropará 2023, na Categoria Destaque Técnico em Agronegócios no Pará 2023. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Trayce Melo

O funcionário público federal Fernando Mendes foi um dos vencedores do IX Prêmio Agropará 2023, na Categoria Destaque Técnico em Agronegócios no Pará 2023. Na manhã desta sexta-feira (2), ele recebeu a premiação e visitou a redação da RBATV e conheceu um pouquinho dos bastidores da emissora.

O anúncio dos vencedores do IX Prêmio Agropará 2023, a maior premiação do agronegócio do Estado, aconteceu no último domingo (14). O programa foi transmitido pela RBATV e pelo canal do Youtube do DIÁRIO ONLINE (DOL), onde os ganhadores dos troféus nas 19 categorias do prêmio foram conhecidos.

O programa foi apresentado por Guilherme Minssen, que é zootecnista e consultor da revista Agropará. O prêmio é inovador e referência para o setor pelo reconhecimento dos empreendedores mais inovadores de cada setor agrícola. 

O agronegócio paraense é um dos setores que mais gera renda e desenvolvimento ao Pará, respondendo por cerca de 40% da economia do Estado. Das pequenas às grandes lavouras sai a produção paraense, que abastece os mercados internos e até o internacional. O prêmio Agropará tem o oferecimento da Agropalma, Banco da Amazônia e Sebrae.

Fernando Mendes conta que trabalha há 44 anos na mesma instituição fazendo pesquisas sobre o agronegócio de cacau e não imaginava esse reconhecimento. “É a primeira vez que participo, foi uma surpresa a indicação e ser um dos premiados. Eu sou funcionário público federal, então, eu trabalho com pesquisa. E, dentro da minha área de pesquisa, eu trabalho com pesquisa de agronegócio de cacau, economia de cacau, mercado regional, estadual, brasileiro, internacional. Faço isso há 44 anos pela instituição em que eu trabalho”, explica. 

“Eu fui surpreendido pelo jornal, eu sou assinante do Diário do Pará. E, quando eu fui ler o jornal, vi lá. Estou muito feliz pela homenagem. É muito satisfatório ter nosso trabalho reconhecido. Ainda mais dando ênfase para a nossa produção de cacau em nosso Estado, que é o maior produtor de cacau do país”, enfatiza.