Wesley Costa
O suspeito de tentar tirar a vida do cacique Lúcio Gusmão Tembé, foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (16) pela Polícia Civil do Pará (PC/PA). O homem identificado como Juscelino Ramos Dias, era conhecido também como “Passarinho”, na comunidade de Quatro Bocas, próximo ao município de Tomé-Açu, onde a tentativa de homicídio ocorreu. Segundo as investigações, uma discussão teria motivado o crime.
Nesta quarta-feira (17), o delegado-geral da PC/PA, Walter Resende, falou com veículos de imprensa na sede da Delegacia Geral, em Belém, e deu detalhes da ação do suspeito que também residia, pacificamente, há anos na mesma comunidade que o indígena. Segundo o titular, Juscelino estaria tentando implementar o tráfico de drogas na região.
“Ao tomar conhecimento dessa prática, o cacique teria ido conversar com Juscelino para que o mesmo parasse com a atividade na comunidade. Após essa discussão relatada por vários moradores da área, o suspeito teria ficado bastante irritado e ido novamente ao encontro do cacique. Foi quando ocorreu a tentativa de homicídio”, relatou.
A prisão em flagrante do suspeito que, até então, não tinha passagem pela polícia, aconteceu no município de Tomé-Açu, no nordeste paraense. “Ao ser levado para prestar depoimento, em nenhum momento ele confessou o crime. Jucelino disse que só falaria em juízo”, contou o delegado-geral.
Até o momento, “Passarinho” deverá responder somente pela tentativa de homicídio, já que no momento de sua prisão nenhum entorpecente foi encontrado com o suspeito. “Com ele foram encontrados uma quantia de R$ 4 mil, o que sinaliza que estava pretendendo fugir mesmo da região. Com relação ao possível crime de tráfico de drogas, a polícia ainda segue investigando e realizando os procedimentos necessários”, disse Walter Resende.