Pará

Super-heróis da solidariedade doam 170 bolsas de sangue no HC

Mais de 200 pessoas, entre servidores do HC e demais doadores, participaram da ação durante dois dias. As bolsas captadas vão beneficiar 600 pacientes.
Mais de 200 pessoas, entre servidores do HC e demais doadores, participaram da ação durante dois dias. As bolsas captadas vão beneficiar 600 pacientes.

O universo dos super-heróis e das histórias em quadrinhos tomou conta da 34ª campanha de doação de sangue promovida pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. A ação ocorreu na quarta (8) e quinta-feira (9), com o tema “Você pode ser um super-herói na vida de alguém”, envolvendo mais de 200 pessoas, entre servidores e o público em geral. A campanha resultou na captação de 170 bolsas de sangue.

A psicóloga Aline Rodrigues é doadora regular há mais de 20 anos. Para ela, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC, a doação é fundamental para salvar vidas. “Eu, como trabalhadora em UTI, sei a importância dessa doação para cada paciente internado, que pode vir a precisar a qualquer momento. O ato de doar entrega uma sensação de importância; você se sente colaborativo. Para quem nunca doou, eu recomendo muito”, disse Aline Rodrigues.

Yves Miranda, enfermeira que atua no Setor de Psiquiatria do HC, também participou da campanha. “Algumas pessoas têm uma certa discriminação com a doação. Mas é importante pensar pelo lado do necessitado, e do que eu posso fazer para ajudar o outro”, reforçou a profissional.

Estímulo – Anualmente, o Hospital de Clínicas promove diversas campanhas de doação de sangue, com o objetivo de estimular a prática entre servidores e o público.

Nesta edição, o tema escolhido fez alusão à importância de um doador salvar vidas, como se fosse um super-herói. “Precisamos repor o estoque do Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará) durante o ano para cobrir as nossas cirurgias. A maioria é de cirurgias cardíacas, que levam muita reserva de sangue. Além da necessidade dos pacientes internados no pós-operatório e nas UTIs”, esclareceu a enfermeira Renata Salame, que atua na Agência Transfusional do HC.

Mesmo fora do período de campanhas, qualquer pessoa pode fazer a doação direcionada ao HC. Basta procurar qualquer posto do Hemopa e informar o código 467.

Critérios para doação de sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– Apresentar documentos de identificação com foto emitido por órgão oficial;

– Pesar, no mínimo, 50 kg;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, e

– Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.