CÍRIO DE NAZARÉ

Sorteio define escolas que serão responsáveis por carros

A  Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), sorteou, ontem, 29, as escolas responsáveis pela condução dos carros de promessas do Círio de Nazaré 2024

Divulgação
Divulgação

A  Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), sorteou, ontem, 29, as escolas responsáveis pela condução dos carros de promessas do Círio de Nazaré 2024. O sorteio, realizado no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, contou com a participação das 36 escolas convidadas.

Desde 2021, a procissão passou a ter 14 carros, com a introdução do Carro da Saúde. E, como manda a tradição, as escolas de ensino médio da capital paraense conduzem os carros de promessas e prestam apoio aos promesseiros durante a grande procissão do Círio.

“Muitos não sabem, mas o início da procissão de domingo é realizada por carros de promessas, conduzidos pelas escolas de Belém. “Nosso maior objetivo é garantir aos estudantes, pais e professores a oportunidade de integrar a procissão de Nossa Senhora de Nazaré, e, a partir deste momento, evangelizar os espíritos desses fiéis”, afirmou Antônio Sousa, diretor de procissões.

E, de acordo com Rosinha Souza, membro da DFN, neste ano, para além do tradicional, nenhuma escola ficará de fora da procissão dos carros.

“Nosso maior objetivo é proporcionar às escolas que participam desse momento tão oportuno, um momento de aprendizagem espiritual. Mas, por se tratar de um sorteio, nos anos anteriores, algumas acabaram ficando de fora. Então a gente decidiu que, a partir desta edição, a procissão dos carros será realizada em um trabalho de equipe, com duas ou três escolas para cada carro”, contou.

As escolas conduzem apenas 9 carros, pois quatro Carros dos Anjos são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré e um pela Guarda Mirim. Para completar o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda, o procissão seguirá com os Carros de Plácido, conduzidos pelas escolas Aslan, Avante e Sesi e Barca Nova, sob comando das escolas Santa Rosa e Gentil Bittencourt; o Cesto de Promessas será com os colégios Benjamin Constant e o Militar de Belém.

Além dos carros Barca com Velas, conduzidos pelo Centro Social Auxilium e a escola Visconde de Souza Franco; Barca Portuguesa, tendo à frente os colégios Rêgo Barros e Mirante; Barca com Remos, com os colégio São Paulo e Cesep; Carro Dom Fuas, sob comando do Sucesso, Ideal e Impacto; Carro da Sagrada Família, com Santa madre, Madre Celeste e La salle e o Carro da Saúde, integrados pelas escolas Santo Antônio e Santa Catarina.

Para o diretor pedagógico da Escola Gentil Bittencourt, Ival Rabelo, a responsabilidade vai além de conduzir o carro, mas sim de representar os votos, pedidos, agradecimentos e dos fiéis. “Nossa escola é mariana, então nós já vivemos inseridos na devoção a Nossa Senhora. E, como sempre, os nossos alunos vão garantir que a responsabilidade de fazer com que essa grande procissão de fé, de oração, possa ser vivida com responsabilidade e com muito senso de solidariedade e de irmandade que o Círio exige”, disse.