Alexandre Nascimento
Uma solenidade militar, comandada pelo governador Helder Barbalho, marcou o aniversário de 205 da Polícia Militar (PM), na noite de ontem (25), na sede do Comando de Missões Especiais (CME), em Belém. O evento contou com a participação da vice-governadora Hana Ghassan, do coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM, e do secretário de segurança Ualame Machado, entre outras autoridades. A solenidade marcou ainda a promoção de patente de 1.078 policiais, assim como a entrega da Medalha Coronel Fontoura, patrono da corporação, para personalidades civis e militares que contribuíram de alguma forma à instituição.
“Parabenizo a briosa PM por ser responsável pela promoção da paz, das vidas preservadas, com nobres policiais que dedicam suas vidas em favor da população paraense. Dedicação que contribuiu para que nosso Estado reduzisse os índices de criminalidade, diferente de anos anteriores quando éramos conhecidos como um dos estados mais perigosos do Brasil, mas hoje somos reconhecidos como um dos exemplos de como se investe em segurança”, declarou Helder Barbalho.
Nesse contexto, o governador destacou os investimentos feitos na PM, que indicam como a corporação é importante para a progressão do combate à insegurança. “Investimos na PM por meio de modernização e tecnologia, renovação da frota de veículos, aquisição de armamentos e coletes balísticos e, um dos principais feitos, a valorização do pessoal, com novos policiamento e aumento salarial. Essas ações, com certeza, fizeram com que os policiais se dediquem ainda mais na promoção da segurança da nossa população paraense”, completou Helder Barbalho.
O chefe do executivo estadual garantiu que mais investimentos serão destinados à PM, uma vez que o combate à insegurança é um dever constante. “Esse é um compromisso desde a primeira gestão, quando foram contratados por meio de concurso, mais de 8 mil vagas para todo o sistema de segurança, para todas as forças. No caso da PM, para este ano já estão abertas as inscrições para 4.400 vagas, o maior concurso da corporação, que aumentará o efetivo de 18 mil, para mais de 22 mil. Um aumento significativo, que fará com que a PM esteja mais perto da população, promovendo ainda mais segurança ao nosso Estado, continuando entre os que mais reduzem a criminalidade”, declarou o governador.
O comandante-geral da PM, o coronel Dilson Júnior, reiterou os investimentos do governo, considerando a atual gestão como a que mais destinou recursos e apoio à bicentenária corporação militar. “Em 205 anos, dos órgãos do sistema de segurança, a PM é a que mais está presente nas ações de combate, com policiais em todos os 144 municípios e temos um governo sensível a nossa PM. Investimentos para a reconstrução de batalhões e quartéis, aparelhamento, mas também no salário e saúde dos nossos policiais. Teremos grandes eventos futuros, como a COP-30, em 2025, assim como a continuidade no combate à violência, mas temos a confiança na atenção por parte do governo”, ressaltou o coronel Dilson Jr.
PATRIMÔNIO
Durante o evento, também foram promovidos 1.078 policiais militares, sendo 977 praças e 101 oficiais. “É com satisfação decretar essa promoção, pois sabemos que estes são policiais militares, além do tempo de serviço, o fizeram de maneira digna e de ótimo desempenho de suas funções de proteger e servir”, declarou Helder Barbalho.
Na solenidade, o governador Helder Barbalho assinou projeto de lei que institui como “Corporação de Fontoura” a denominação histórica da PM do Pará, em homenagem ao seu patrono, coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura. O projeto ainda declara e reconhece a Polícia Militar como patrimônio histórico e cultural do povo paraense. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), onde será apreciada e votada pelos parlamentares.